Astronomia

Fenômeno: Superlua do Cervo em céu sem nuvens encanta brasilienses

Brasilienses se reúnem para observar o fenômeno no céu da capital do país. O acontecimento mostra o nossa satélite natural até 15% maior do que ele é. O efeito visual é de surpreender

Renata Nagashima
postado em 14/07/2022 06:00 / atualizado em 14/07/2022 06:02
Brasilienses se reuniram na tarde de ontem para acompanhar a  maior Superlua do ano: a Lua dos Cervos. Cinthia Vedana, Helena de Tróia, Sandra Palmeira, Sol Reinheimer, Márcio Chapola, Matheus Reinheimer.  -  (crédito: Renata Nagashima/CB/ D.A Press)
Brasilienses se reuniram na tarde de ontem para acompanhar a maior Superlua do ano: a Lua dos Cervos. Cinthia Vedana, Helena de Tróia, Sandra Palmeira, Sol Reinheimer, Márcio Chapola, Matheus Reinheimer. - (crédito: Renata Nagashima/CB/ D.A Press)

O céu do Distrito Federal foi palco da maior superlua do ano: a Lua dos Cervos. Os brasilienses se reuniram na tarde dessa quarta-feira (13/7) para acompanhar o fenômeno, que começou por volta das 17h30. A superlua ocorre quando o satélite natural da Terra atinge o ponto mais próximo do planeta, uma distância de 357.263 quilômetros, aparentando ficar 15% maior do que uma lua cheia comum. "Essa parece que atendeu as expectativas dos espectadores. Ainda mais quando ela nasce com bastante distorção atmosférica, o que contribui para o efeito de deixá-la maior", explicou o presidente do Clube de Astronomia de Brasília (Casb), Mateus Félix.

O grupo de amigos e trilheiros separou o dia para se reunirem e contemplarem juntos a superlua. "A gente gosta muito. É uma programação que procuramos sempre fazer e, para nós, é um momento de reiniciar. Um momento de cura, de você se entregar para a natureza, tomar um banho de vento e contemplar as cores", disse a servidora pública Sol Reinheimer, 45 anos. O evento é sempre marcado no calendário dos seis amigos. "O último nascer da lua, a gente tava fazendo uma trilha na Esplanada e vimos ela nascer. Foi fantástico", recorda-se a militar Cinthia Vedana, 41.

  • Brasilienses se reuniram na tarde de ontem para acompanhar a maior Superlua do ano: a Lua dos Cervos. Cinthia Vedana, Helena de Tróia, Sandra Palmeira, Sol Reinheimer, Márcio Chapola, Matheus Reinheimer. Renata Nagashima/CB/ D.A Press
  • Daniele Alves, 22, e o namorado, Vitor Lopes, 22, aproveitaram a folga para curtirem o fenômeno no gramado do Eixo Monumental Renata Nagashima/CB/ D.A Press
  • As famílias Rocha e Buschini fizeram um piquenique com a criançada Renata Nagashima/CB/ D.A Press
  • Grupo de amigos e trilheiros sempre se reúne para apreciar o fenômeno Renata Nagashima/CB/ D.A Press
  • Superlua do Cervo tem esse nome por ocorrer na época de troca da galhada desses animais, no Hemisfério Norte Fotos: Minervino Júnior/CB - Renata Nagashima/CB/ D.A Press

A estudante Daniele Alves, 22 anos, e o namorado, Vitor Lopes dos Santos, 22, aproveitaram o dia de folga para fazer uma programação diferente e assistir a superlua. "Essa é a primeira vez que a gente vê. Em Brasília, geralmente, é difícil, porque está sempre nublado. Hoje (quarta-feira), as expectativas estão altas, estamos em uma época boa, e o céu está limpo", ponderou a jovem.

Contrariando aqueles que disseram que a superlua não teria tanta visibilidade, a Lua dos Cervos iluminou o céu de Brasília e surpreendeu quem tirou um momento do dia para contemplar esse fenômeno que ocorre, pelo menos, duas vezes no ano. Logo quando começou a aparecer, ainda tímida, arrancou suspiros e gritos de admiração dos brasilienses que estavam na Praça do Cruzeiro.

"Olha a lua", celebrou a jornalista Tatiana Sócrates, 45, empolgada. Ela e o marido, Álvaro de Bragança, 49, curtiram o fenômeno raro. Com direito a petiscos e vinho, eles observaram a superlua dessa quarta-feira. "Eu gosto de fazer esse ritual. Parar tudo que estou fazendo e ficar olhando para a lua. Esse momento está sendo especial, porque é a primeira vez que viemos juntos", contou.

As famílias Rocha e Buschini aproveitaram as férias das crianças para fazer um tour astronômico. Logo no começo da tarde, foram no Planetário de Brasília, mas não conseguiram entrar por conta da lotação, então seguiram para o próximo item da lista: ver a superlua. Paulo Rocha, 32, estava com a esposa, Amanda Freitas Vasconcelos, 37, e as filhas Izabela e Luiza. Ele não escondeu a empolgação ao ver a lua e garante que as expectativas foram correspondidas. "É de surpreender. Olha o tamanho, surreal! A gente gosta bastante de natureza , seja no parque ou aqui, e, hoje (quarta-feira), essa lua maravilhosa", frisou Paulo.

Passando férias em Brasília com as filhas, Mariana Buschini, 35, levou Sophia e Alice assistir a primeira Lua dos Cervos delas, com direito a piquenique acompanhadas das amigas na Praça do Cruzeiro. "É uma programação diferente e não temos oportunidade de fazer sempre. E esse céu daqui não tem em lugar nenhum, a gente mata a saudade e ainda tem superlua", finalizou Mariana.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação