serviço

Entenda como fazer o Cadastro Único da Pessoa com Deficiência

A população com deficiência do DF corresponde a cerca de 600 mil pessoas. O Cadastro Único facilita a identificação e garante acesso aos benefícios destinados a essa população

Correio Braziliense
postado em 18/07/2022 10:07 / atualizado em 18/07/2022 10:08
O Cadastro Único é uma forma de ter acesso aos benefícios concedidos pelo governo -  (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
O Cadastro Único é uma forma de ter acesso aos benefícios concedidos pelo governo - (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

O Cadastro Único da Pessoa com Deficiência é um registro feito pela Secretaria da Pessoa com Deficiência (SEPD), e lançado em 2021. Emitido de forma gratuita, o documento tem como objetivo facilitar a identificação e garantir o acesso a benefícios econômicos e sociais de políticas públicas do Distrito Federal voltadas para esse público. Essa população corresponde a cerca de 600 mil pessoas na capital federal. O governo, atualmente, tem cadastradas cerca de 6 mil pessoas, com emissão de 4 mil carteiras.

Quem quiser se cadastrar pode fazê-lo pela internet, acessando aqui. A carteira também pode ser tirada no Centro de Atendimento à Pessoa com Deficiência, na Estação 112 Sul do Metrô, ou nas ações de itinerância da SEPD. A próxima será em Santa Maria, na Coordenação Regional de Ensino (CL 114 Shopping Santa Maria), entre os dias 25 e 29 deste mês, das 9h às 17h.

Para o cadastramento, o cidadão deve apresentar os seguintes documentos: foto 3×4, RG, CPF, laudo médico, comprovante de residência e comprovante de renda.

Além de catalogar as pessoas com deficiência que vivem no DF, o cadastro resulta em duas identificações oficiais específicas: a Carteira da Pessoa com Deficiência e a Carteira do Autista. Os documentos formalizam o cidadão que vive essa situação e evitam a necessidade de apresentação de laudo médico de tempos em tempos.

Segundo o secretário da Pessoa com Deficiência, Flávio Pereira dos Santos, fazendo esse cadastro, será possível ter um conhecimento maior sobre a pessoa com deficiência no DF para que o governo possa desenvolver políticas públicas mais efetivas, atuais e regionalizadas, de acordo com o perfil desse público e o tipo de deficiência. Ele pontua que o Cadastro Único supera a dimensão da secretaria, podendo ser usado por outros órgãos do GDF que necessitem identificar a pessoa com deficiência.

Os documentos também são necessários para homologação e certificação dos usuários em programas como DF Acessível (parceria com a TCB em que vans adaptadas são usadas para transportar pessoas com deficiência e limitação de mobilidade severa), Passe Livre (do BRB Mobilidade) e a inscrição para concorrer a unidades habitacionais (Codhab).

Depois de feita a inscrição no Cadastro Único, a documentação é analisada pelas equipes técnica, que verifica a veracidade dos documentos, e médica, que analisa o laudo médico. “Após a aprovação das duas análises, a carteira fica disponibilizada em formato digital dentro do próprio sistema. A pessoa pode ter (o documento) no celular ou imprimir para depois utilizar fisicamente. Isso vale para as duas carteiras”, explica Santos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação