saúde

Falta de Coronavac ameaça início da vacinação de crianças de 3 e 4 anos

Ministério da Saúde informou que nota técnica com orientações deve ser divulgada nesta terça-feira (19/07) para começar a vacinar as crianças contra a covid-19

Renata Nagashima
postado em 19/07/2022 06:00
 (crédito: Lillian Suwanrumpha/AFP)
(crédito: Lillian Suwanrumpha/AFP)

A vacinação contra covid-19 para crianças de 3 e 4 anos deve começar nesta semana no Distrito Federal. Ontem a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) anunciou a distribuição de todo o estoque do imunizante da Coronavac — único autorizado para crianças — para os mais de 70 pontos de vacinação infantil. "A medida é o primeiro passo para iniciar a vacinação na faixa etária", disse a SES-DF, em nota. A secretaria também afirmou que aguarda publicação de nota técnica do Ministério da Saúde para iniciar a vacinação contra a covid-19 de crianças a partir de 3 anos. Ao Correio, o órgão afirmou que as orientações devem ser divulgadas hoje.

Mas, além disso, o baixo estoque da Coronovac na Rede de Frios — locais de armazenamento a baixas temperaturas — ameaça o início da vacinação no DF. Até o começo da manhã de ontem, havia 10.560 doses do imunizante, ao final do dia, restavam apenas 6.360. Em nota, o Ministério da Saúde disse que recomenda que sejam utilizados os estoques existentes nos estados e municípios e que segue em tratativas para aquisição de novas doses. A decisão só será formalizada com a publicação da nota técnica aos estados, assim como o cronograma de entrega das vacinas.

Casos no DF

A Secretaria de Saúde registrou ontem 925 novos casos de infectados durante o final de semana. O número representa 574 infectados a menos do que os divulgados pela pasta na sexta-feira, quando 1.499 pessoas foram confirmadas com o vírus. Desta forma, o total de infectados na capital federal chegou ao total der 825,2 mil casos de covid-19 desde o início da pandemia. As informações foram divulgadas ontem, após atualização do boletim epidemiológico. Além disso, a SES-DF notificou mais três mortes por covid-19. Desde o começo da pandemia, 11.806 pessoas perderam a vida para o vírus.

A taxa de transmissão continua caindo desde 14 de junho, chegando a 0,66. O número demonstra que um grupo de 100 pessoas podem infectar outras 66. Quando o índice está acima de 1, demonstra que a pandemia está fora de controle.

A média móvel de infecções está em 1.286,20, o que representa uma diminuição de 52,19% em relação a 14 dias atrás. Já a média móvel de óbitos aumentou e está em 2,60 — isso representa uma redução de 40,91% na comparação com o cálculo de duas semanas atrás.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação