Imunização

Saúde libera xêpa da vacina contra covid-19 para crianças de 3 e 4 anos

Aplicação das doses da vacina começa nesta quinta-quinta feira (21/7) em crianças que residem no Distrito Federal

Rafaela Martins
postado em 20/07/2022 19:08 / atualizado em 20/07/2022 19:22
 (crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)
(crédito: Ana Rayssa/Esp. CB/D.A Press)

A Secretaria de Saúde (SES-DF) liberou a xêpa para a vacinação contra a covid-19 de crianças de 3 e 4 anos, com ou sem imunossupressão. A medida vale a partir desta quinta-feira (21/7), nas mais de 70 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do Distrito Federal.

O comunicado foi divulgado pela pasta na noite desta quarta-feira (20/7), e de acordo com o órgão, quando faltar uma hora para o fechamento das salas de vacina, crianças de 3 e 4 anos que estiverem no local poderão ser imunizadas. 

Segundo o Ministério da Saúde, a xêpa foi liberada para evitar o desperdício das vacinas. A medida se explica porque cada frasco de coronavac tem dez doses do imunizante. Após aberto, a validade é de oito horas, sendo impossível utilizar o restante no dia seguinte.

Falta de doses

Após o Ministério da Saúde divulgar, na terça-feira (19/7), a nota técnica que autoriza a vacinação contra a covid-19 para crianças de 3 a 5 anos, a Secretaria de Saúde iniciou nesta quarta (20/7) a campanha vacinal para imunossuprimidos desta faixa etária.

Porém, a pasta tem apenas 6,5 mil doses da coronavac — armazenadas na rede de frio — disponíveis para essa faixa etária específica. Dados da Companhia de Planejamento (Codeplan) mostram que há 39,3 mil crianças de 3 anos e 38,3 mil de 4 que moram no DF.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação