Eleições

Correio estreia podcast sobre política; Fátima Souza é a entrevistada

Faltando menos de três meses para as eleições, o Correio estreia podcast focado na política local e nacional. Fátima Souza destaca que ainda há tempo de a esquerda se unir

Thays Martins
postado em 22/07/2022 15:53 / atualizado em 23/07/2022 15:35
 (crédito: Correio Braziliense)
(crédito: Correio Braziliense)

O Correio Braziliense estreia, nesta sexta-feira (22/7), o podcast do Correio. O programa semanal trará ao debate questões relacionadas a política local e nacional. O programa será apresentado pelas jornalistas Denise Rothenburg e Ana Maria Campos. "Elas transitam na cobertura política por variados caminhos: dos partidos aos gabinetes de governadores a juízes e ministros. Não são adeptas da escuta seletiva, que privilegia uma corrente de pensamento e ignora outras. Fazem o jornalismo raiz e, por isso, são longevas e respeitadas na cobertura do poder", destaca a diretora de redação do Correio, Ana Dubeux. 

A 71 dias do primeiro turno das eleições de 2022, a estreia do podcast contou a presença da professora Fátima Souza, pré-candidata do PSol a deputada federal pelo DF. Nordestina e docente da Universidade de Brasília (UnB), Fátima Souza foi candidata do partido ao Palácio do Buriti em 2018.

No pleito deste ano, ela atendeu ao pedido do partido para tentar uma vaga na Câmara. O partido tenta aumentar a base no Congresso após a saída de Marcelo Freixo e David Miranda. Com isso, a vice na chapa de Fátima em 2018, a assistente social Keka Bagno, será a candidata do partido ao governo do DF neste ano. "O PSol está bem organizado, nossa nominata será apresentada no domingo", destacou Fátima no podcast.  

Fátima Souza ainda colaborou na gestão de Luiza Erundina, prefeita de São Paulo entre 1989 e 1992, e liderou as conversas para criação do Sistema Único de Saúde (SUS). Fátima é enfermeira sanitarista e doutora em Ciências da Saúde. Na conversa com as jornalistas, a pré-candidata a deputada federal falou sobre a ligação do partido com o PT, que apoiará a candidatura de Leandro Grass no DF, sobre as perspectivas para as eleições, sobre as várias candidaturas de esquerda para o governo do DF  e sobre as as eleições presidenciais. "É importante que Lula vença no primeiro turno. Essa eleição é atípica. Nós temos que lutar", afirmou Fátima, ressaltando que há tempo de a esquerda se unir. 

O Podcast do Correio 

O podcast está disponível no Spotify e no Apple Podcasts, além do YouTube. A apresentação é das jornalistas Denise Rothenburg e Ana Maria Campos. As duas são formadas pela Universidade de Brasília (UnB), são colunistas de política do Correio e integram a equipe do programa CB.Poder, parceria do Correio com a TV Brasília

Denise cobre Congresso desde 1989, ano das primeiras eleições diretas após o fim da ditadura e está no Correio desde 1997. Ana Maria Campos trabalha no Correio desde 1999 e já atuou nas coberturas dos  Poderes Judiciário, Legislativo e Executivo local e Federal em Brasília. Ana Dubeux destaca o papel importante de ter duas mulheres comando um podcast de política, um ambiente ainda majoritariamente masculino. "Por enquanto, Denise e Ana Maria são mulheres que ainda escrevem sobre homens chegando ao poder, ainda que essa realidade comece a mudar e cada vez mais mulheres sejam eleitas. Sonhamos todas com o dia em que reportaremos um resultado das urnas que represente o que somos na sociedade: a maioria, afinal somos 52% da população", afirma. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação