Eleições 2022

Lula reforça apoio a Ceciliano em meio a conflito com PSB no RJ

O presidente da Alerj, André Ceciliano, divulgou nesta sexta (22/7) vídeo no qual Lula reforça o apoio à sua candidatura ao Senado

Victor Correia
postado em 22/07/2022 15:15
 (crédito: Ricardo Stuckert/PT)
(crédito: Ricardo Stuckert/PT)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reforçou o apoio à candidatura de André Ceciliano (PT) ao Senado pelo Rio de Janeiro. Em vídeo divulgado por Ceciliano, nesta sexta-feira (22/7), Lula exalta a atuação do deputado estadual e o declara como seu candidato no estado. O reforço ocorre em meio a conflito entre PT e PSB no Rio.

"É importante eleger senador, e nós só temos um. O senador que nós temos no Rio de Janeiro é André Ceciliano, atual presidente da Assembleia Legislativa. Um companheiro que fez um verdadeiro milagre como presidente da Assembleia, unificando a Assembleia, ajudando todos os prefeitos do Rio de Janeiro, ajudando as universidades, e fazendo aquilo que o Estado deveria fazer e não fez", disse o ex-presidente em vídeo postado nas redes sociais de Ceciliano.

No Rio de Janeiro, PT e PSB disputam a vaga pelo Senado. Enquanto os petistas defendem o nome de Ceciliano, os socialistas indicam o deputado federal Alessandro Molon (PSB). Um dos argumentos do PSB é que Molon é o único com chances de derrotar os candidatos governistas à Casa. Segundo pesquisa Ipec divulgada ontem (21/7), o senador Romário (PL) lidera com 30% das intenções de voto, seguido do ex-prefeito do Rio de Janeiro Marcelo Crivella (Republicanos), com 11%, e Molon, com 9%. Ceciliano, por sua vez, ocupa o sexto lugar na pesquisa, com 4%.

Conflito sem resolução à vista

Apesar das tentativas de conciliação, nenhum dos lados cedeu. Por um lado, o PT afirma que a candidatura de Molon quebra o combinado feito no final do ano passado entre as duas legendas. Por outro, Molon defende que nunca concordou em retirar a sua candidatura em prol de Ceciliano.

Na quarta-feira (20/7), a convenção estadual do PSB confirmou o nome de Molon ao Senado. "Não tem volta: vamos até o fim na luta pelo nosso estado no Senado! Temos tudo para derrotar o bolsonarismo no nosso estado SEM concessões ou ambiguidades", disse o deputado. A decisão fez com que o PT carioca adiasse sua convenção estadual, para que a Executiva Nacional do partido possa discutir, na semana que vem, o palanque no Rio.

"Muito obrigado pela confiança, presidente Lula. As pessoas aqui do Rio, como em todo o Brasil, querem de volta o seu trabalho contra o desemprego, a fome e a injustiça social. Eu nunca saí do seu lado. E juntos, mais uma vez, vamos lutar para trazer de volta a esperança", agradeceu Ceciliano ao divulgar o vídeo do ex-presidente.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação