Meio ambiente

Justiça mantém condenação de morador do Lago Sul por crime ambiental

Os moradores de uma quadra no Lgo Sul construíram irregularmente churrasqueira, piscina e calçamento anexas à propriedade em uma área de preservação ambiental do Lago Paranoá

Correio Braziliense
postado em 28/07/2022 12:36 / atualizado em 28/07/2022 12:36

Em decisão unânime, a 1ª Turma Criminal do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manteve a sentença que condenou os moradores de um lote no Lago Sul por crime ambiental a 1 ano e 6 meses de prisão. Além disso, os réus deverão pagar uma multa por terem feito construções próximas ao Lago Paranoá, o que causou danos e impediu a regeneração da vegetação local.

Na denúncia, a acusação narrou que os moradores construíram irregularmente churrasqueira, piscina e calçamento anexas à propriedade. No entanto, as obras foram feitas na área de preservação ambiental do Lago Paranoá. O crime ocorreu em 2009.

Segundo o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), as construções são ilegais e causam danos ambientais, pois impedem e dificultam a regeneração natural da vegetação preexistente, implicando na prática de crimes ambientais.

Para o juiz titular da 2ª Vara Criminal de Brasília, as provas apresentadas eram suficientes para comprovar que o réu praticou os crimes descritos. O réu recorreu da acusação, mas os desembargadores entenderam que a sentença deveria ser integralmente mantida.

Segundo os desembargadores, ficou comprovado que o acusado, a partir do ano de 2009, causou danos ambientais, diretos e indiretos, à Unidade de Conservação de Uso sustentável denominada Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago Paranoá, situada no Lote 20 e área contígua. “Durante esse mesmo período, impediu e dificultou a regeneração natural da vegetação local preexistente da referida APA e Área de Preservação Permanente (APP) do Lago Paranoá, ao manter as edificações irregularmente levantadas”, concluiu os magistrados.

Com informações do TJDFT

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação