Saúde

DF terá comitê específico para atuar no combate à varíola dos macacos

Até o momento, a capital registrou 16 casos confirmados e 40 em investigação. O comitê faz parte de plano de contingência da secretaria de Saúde

Correio Braziliense
postado em 29/07/2022 12:31 / atualizado em 29/07/2022 12:32
 (crédito: Freya KAULBARS / RKI Robert Koch Institute / AFP)
(crédito: Freya KAULBARS / RKI Robert Koch Institute / AFP)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) vai criar um comitê específico para o combate à Monkeypox, também conhecida como varíola dos macacos, a partir da próxima semana. O grupo será composto por servidores da pasta. Até o momento, a capital registrou 16 casos confirmados e 40 em investigação.

Denominado de Comitê Operacional de Emergências (COE) Monkeypox, o comitê faz parte de um plano de contingência e a secretaria trabalha no aperfeiçoamento do monitoramento, além de definir a destinação de leitos para casos mais graves no Hospital Regional da Asa Norte (Hran).

Todos os pacientes confirmados da doença são do sexo masculino, com idade entre 20 e 39 anos e residem em Ceilândia, Samambaia, Vicente Pires, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Park Way, Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal, Itapoã e São Sebastião.

Testagem

Nesta semana, a Secretaria de Saúde anunciou que pretende iniciar em breve os testes para a doença na capital federal. As equipes do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-DF) já estão em testes iniciais para detecção do vírus, com capacidade de realizar até 96 exames por semana.

A expectativa da pasta é de que, a partir de segunda-feira (1º/8), os serviços de análise dos materiais coletados de pacientes suspeitos sejam iniciados. "A gente acredita que com isso vamos conseguir adiantar em pelo menos uma semana os resultados conclusivos", destaca o presidente do comitê e diretor de Vigilância Epidemiológica, Fabiano dos Anjos.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação