Surto

DF registra mais quatro casos de varíola dos macacos, informa Saúde

Todos os diagnosticados são homens entre 20 e 39 anos. Eles moram em regiões como Ceilândia, Samambaia, Vicente Pires, Águas Claras, Núcleo Bandeirante e Plano Piloto

Pedro Marra
postado em 25/07/2022 19:02
Foto de 2004 mostra uma captura por microscopia eletrônica de seção ultrafina do vírus  -  (crédito: Freya KAULBARS / RKI Robert Koch Institute / AFP)
Foto de 2004 mostra uma captura por microscopia eletrônica de seção ultrafina do vírus - (crédito: Freya KAULBARS / RKI Robert Koch Institute / AFP)

O Distrito Federal registrou, até as 17h desta segunda-feira (25/7), mais quatro casos de monkeypox, a conhecida varíola dos macacos. Agora, segundo a Secretaria de Saúde (SES), o DF possui 16 casos confirmados e outros 40 estão em investigação.

Todos são do sexo masculino, com idade entre 20 e 39 anos e residem em Ceilândia, Samambaia, Vicente Pires, Águas Claras, Núcleo Bandeirante, Park Way, Plano Piloto, Sudoeste/Octogonal, Itapoã e São Sebastião. 

No último sábado (23/7), a Organização Mundial da Saúde (OMS) reconheceu que o surto de varíola dos macacos (monkeypox) configura uma emergência global de saúde. Especialistas explicam que o alerta chama a atenção para a necessidade de bloquear a transmissão da doença, mas que cada país deve agir conforme o cenário local. No Brasil, o Ministério da Saúde articula a compra de vacinas e o Estado de São Paulo pensa até em produzi-las.

Ao Correio, o Ministério da Saúde informa que, até o momento, 813 casos da varíola dos macacos, conhecida como monkeypox, foram confirmados no Brasil. A pasta federal afirma que segue em articulação direta com os estados para monitoramento dos casos e rastreamento dos contatos dos pacientes.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação