Transmissão comunitária

Varíola dos macacos: DF confirma 21 casos da doença; 70 são investigados

A Secretaria de Saúde disse que está levantando o perfil dos infectados e que divulgará os detalhes na segunda-feira (1º/8)

Rafaela Martins
postado em 29/07/2022 20:14 / atualizado em 29/07/2022 20:43
Na foto, um paciente de 26 anos que contraiu a varíola dos macacos -  (crédito: Yuki IWAMURA / AFP)
Na foto, um paciente de 26 anos que contraiu a varíola dos macacos - (crédito: Yuki IWAMURA / AFP)

Novos diagnósticos positivos para a Monkeypox, mais conhecida como a varíola dos macacos, foram confirmados no DF. Na noite desta sexta-feira (29/7), a Secretaria de Saúde (SES-DF) confirmou que 21 pessoas já receberam o diagnóstico positivo na capital do país.

A pasta responsável informou, ainda, que está investigando mais 70 casos da varíola dos macacos. Até o momento, a vigilância epidemiológica trabalha no levantamento do perfil de todos os pacientes infectados e vai fornecer as informações detalhadas na segunda-feira (1°/8).

Confira a nota da Secretaria de Saúde na íntegra:

"A Secretaria de Saúde informa que nesta sexta-feira (29) confirmou um total de 21 casos confirmados de monkeypox no DF. Há em investigação ainda 70 casos suspeitos. A vigilância epidemiológica trabalha no levantamento do perfil de todos os pacientes infectados e vai fornecer as informações detalhadas na segunda-feira (1°)".

Primeira morte

O Brasil registrou a primeira morte por varíola dos macacos (Monkeypox) nesta quinta-feira (28/7). De acordo com o Ministério da Saúde, a vítima é um homem de 41 anos, natural de Uberlândia, Minas Gerais. Ele estava internado no Hospital Eduardo de Menezes, em Belo Horizonte.

Ainda segundo a pasta, o homem tinha imunidade baixa e comorbidades, incluindo um linfoma, câncer que afeta as células do corpo. A causa da morte foi choque séptico, agravada pelo Monkeypox. Apenas cinco mortes foram registradas no mundo pela doença no surto atual.

Até o momento, segundo os últimos dados do Ministério da Saúde, o Brasil registrou 978 casos de varíola dos macacos. Os casos estão concentrados nos estados de São Paulo (744), Rio de Janeiro (117), Minas Gerais (44), Paraná (19), Goiás (13), Bahia (5), Ceará (4), Rio Grande do Sul (3), Rio Grande do Norte (2), Espírito Santo (2), Pernambuco (3), Tocantins (1), Mato Grosso (1), Acre (1), Santa Catarina (4) e no Distrito Federal (21). São Paulo confirmou os três primeiros casos em crianças nesta sexta.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação