Previsão do tempo

Sem chuva há 89 dias, DF segue com temperatura amena e baixa umidade

De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima registrada no Plano Piloto foi de 15°C, com máxima podendo chegar a 29°C, pela tarde

Correio Braziliense
postado em 04/08/2022 09:02
 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Há 89 dias sem chuva, o Distrito Federal segue com baixa umidade e temperatura amena nesta quinta-feira (4/8). De acordo com informações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a mínima registrada no Plano Piloto foi de 15°C e a máxima pode chegar a 29°C, pela tarde.

A umidade relativa do ar segue com índices cada vez menores. A máxima foi de 65%, no Paranoá, e 55%, no Plano Piloto. Nos períodos mais quentes do dia, pode chegar a 15%. Andrea Ramos, meteorologista do instituto, explica que essa é característica do período de estiagem, iniciado em agosto. “Isso é típico do inverno, também devido a estarmos passando por um bloqueio atmosférico (fenômeno meteorológico ligado a períodos mais quentes), que persiste por cerca de 15 dias”, explica.

Segundo a meteorologista, essas condições devem se manter até o mês de setembro, quando acaba o período de estiagem e se dá o início das chuvas. Vale lembrar que, o mês de agosto iniciou com a temperatura mais quente do inverno, com 30,9°C no Gama.

Cuidado com a baixa umidade


Com expectativa de índices de umidade na casa dos 20% para o mês de agosto, alguns cuidados precisam ser tomados para evitar problemas de saúde. A Defesa Civil do Distrito Federal listou alguns cuidados que podem ajudar durante o período de estiagem. Confira:

  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umidecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção à crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quente do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.
  • Ficar atento a previsão do tempo e, em caso de alerta de baixa umidade, intensificar os cuidados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação