Clima

Dia seco e quente: DF terá máxima de 29°C; umidade pode chegar a 20%

De acordo como Inmet, o sol vai predominar o dia todo, deixando o céu com poucas nuvens, consequência da influência da massa de ar seco na região central do país

Júlia Eleutério
postado em 03/08/2022 10:39
 (crédito: Pedro Marra/CB/D.A Press)
(crédito: Pedro Marra/CB/D.A Press)

Com temperatura máxima em torno de 29°C no período da tarde, o Distrito Federal terá um dia quente e seco nesta quarta-feira (3/8 ), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A umidade relativa do ar deve atingir a mínima de 20% nas horas mais quentes. Além disso, o dia será de predomínio de sol com poucas nuvens.

A região central do país segue sob a influência de uma massa de ar seco. “Continua aquecendo ainda. Então deve bater a casa acima de 30°C nesses próximos dias por aqui”, avalia o meteorologista do Inmet, Olívio Bahia.

Mesmo com o céu com poucas nuvens, é possível ver uma névoa seca se formando ao longo do dia. “Quando você olha para o horizonte e vê aquele cinza na atmosfera é o que a gente chama tecnicamente de névoa seca”, explica o especialista.

Com a queda na umidade no período da tarde, o meteorologista recomenda tomar cuidado com o risco elevado de incêndio e se hidratar bastante no período, além do uso de protetor solar.

No DF, a temperatura mínima registrada pela manhã foi de 13°C. Neste mesmo período do dia, a umidade máxima ficou em torno de 80%.

Cuidados

Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:

  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação e doenças respiratórias.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação