Previsão do tempo

DF completa 90 dias sem chuvas; sexta será quente e com baixa umidade

Para o fim de semana, a previsão é de mais calor e umidade baixa na capital. Os termômetros devem marcar 30°C, segundo o Inmet. Enquanto a umidade gira em torno de 25%

Júlia Eleutério
postado em 05/08/2022 09:13
 (crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A. Press)

O Distrito Federal completa, nesta sexta-feira (5/8), 90 dias sem chuvas. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o tempo continua estável com predomínio de sol com as nuvens espaçadas. Ao longo do dia, a umidade relativa do ar cai e as temperaturas se elevam. No período da tarde, a umidade mínima prevista é de 25% e os termômetros devem atingir a máxima de 30ºC.

Com uma madrugada de céu limpo, as temperaturas mínimas sofreram variação e caíram em relação aos dias anteriores. Na região central da cidade, a mínima registrada foi de 12°C. Já no DF, o menor valor atingido foi de 9°C. No período da manhã, a umidade do ar foi de 75% no Plano Piloto e 85% para o DF.

Meteorologista do Inmet, Cleber Souza, destaca que a capital está sob a influência de uma massa de ar que incide no aumento das temperaturas. “Tem uma aproximação de uma frente, o que sempre favorece a temperatura a subir um pouco”, comenta o especialista.

Segundo ele, o fim de semana pode ser ainda mais quente com uma variação de um grau em relação à sexta-feira. “Brasília pode ter previsão de 29ºC e o DF de 31°C”, ressalta Cleber.

Cuidados

Devido à baixa umidade, a Defesa Civil alerta para alguns cuidados necessários para esse período de seca. Confira:

  • Manter uma boa hidratação (água, sucos naturais, água de coco, etc). Sugerimos portar sempre que possível uma garrafa para reposição de líquidos.
  • Umedecer periodicamente as narinas e os olhos com soro fisiológico.
  • Utilizar hidratantes labiais e cremes corporais para evitar ressecamento.
  • Utilizar umidificador, baldes ou bacias com água ou panos molhados para elevar a umidade do ar em casa.
  • Manter a adequada limpeza dos ambientes, evitando acúmulo de pó e favorecimento de ácaros e fungos, a fim de reduzir crises alérgicas.
  • Dar especial atenção às crianças e idosos, monitorando principalmente a questão de hidratação de doenças respiratórias.
  • Reduzir ou suspender, se possível, as atividades físicas nos períodos mais quentes do dia.
  • Dar preferência a refeições leves.
  • Usar roupas leves, chapéu ou boné.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação