política

Republicanos lança candidatura de Damares Alves ao Senado

Em coletiva de imprensa na sede do partido, depois de muita incerteza a respeito do destino da ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares teve o lançamento oficial da candidatura

Edis Henrique Peres
postado em 05/08/2022 10:46 / atualizado em 05/08/2022 10:47
 (crédito: Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Depois de acordos em bastidores, incertezas e recuos, a pré-candidatura de Damares Alves foi lançada oficialmente na manhã desta sexta-feira (5/8), na sede do Partido Republicanos, na Asa Sul, e com a presença do presidente do partido no DF, Wanderley Tavares. A ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos tinha abandonado a corrida ao Senado como consequência do acordo traçado no gabinete do Presidente Jair Bolsonaro (PL) com Ibaneis Rocha (MDB) e o ex-governador José Roberto Arruda (PL). 

Em coletiva de imprensa, Damares destacou que, nas duas semanas que ficou afastada da corrida eleitoral, não encontrou nenhum candidato que abordasse propostas para crianças, idosos ou de políticas contra a violência à mulher. "Vamos conversar com o DF e eleger não apenas uma senadora, mas uma causa: a causa da vida", destacou.

"Hoje é um dia muito feliz, de muita alegria para mim, e para quem pensa na proteção da infância", destacou.


Consequências

A candidatura de Damares ao Senado pode causar a quebra do acordo entre o governador Ibaneis Rocha (MDB) e o ex-governador José Roberto Arruda (PL). O combinado, tecido em encontros no gabinete do presidente Jair Bolsonaro (PL), no Palácio do Planalto, foi que Damares retiraria a pretensão de concorrer ao Senado em nome das candidaturas de Ibaneis à reeleição e da deputada Flávia Arruda (PL) ao Senado. O motivo é que Damares e Flávia disputam o mesmo eleitor bolsonarista. Em troca, Arruda abandonaria a disputa ao Palácio do Buriti, e concorreria como deputado distrital.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação