Eleições 2022

PSDB-Cidadania pode ter novo racha antes do fim do registro das candidaturas

Tucanos não teriam aprovado declaração da deputada federal Paula Belmonte. A parlamentar afirmou que os candidatos da nominata do Cidadania-DF não vão pedir votos para Izalci Lucas (PSDB), postulante ao GDF

Arthur de Souza
postado em 08/08/2022 17:41 / atualizado em 08/08/2022 22:48
A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) integram a federação formada pelos dois partidos -  (crédito: Ed Alves e Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
A deputada federal Paula Belmonte (Cidadania-DF) e o senador Izalci Lucas (PSDB-DF) integram a federação formada pelos dois partidos - (crédito: Ed Alves e Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Uma reviravolta pode tomar conta da disputa pelo Palácio do Buriti, próximo à data-limite para homologação dos nomes dos pré-candidatos na Justiça Eleitoral, em 15 de agosto. Informações apuradas pelo Correio dão conta de que a federação PSDB-Cidadania pode sofrer um novo racha.

Um grupo de pré-candidatos da federação teria se indignado com declarações da deputada federal Paula Belmonte (Cidadania). Ela afirmou que os candidatos da nominata do Cidadania no DF não fariam campanha pela eleição do senador Izalci Lucas (PSDB), pré-candidato a governador do Distrito Federal.

Depois disso, os tucanos anunciaram que enviarão um manifesto à direção nacional da aliança para pedir a exclusão de toda a nominata do Cidadania-DF, fazendo com que os pré-candidatos do partido da deputada federal fiquem sem federação para disputar as eleições.

Ao Correio, a assessoria do PSDB-DF informou que, segundo o artigo nono do estatuto do PSDB-Cidadania, as legendas têm dever de "apoiar os candidatos indicados pela federação nas eleições majoritárias e proporcionais, em todos os níveis, ainda que sejam de outro partido federado ou de agremiação coligada".

Os integrantes do PSDB-DF têm colhido assinaturas e pretendem entregar o manifesto nesta segunda-feira (8/8), segundo a assessoria do partido. "Existem diversos pedidos direcionados à federação nacional no sentido de substituir os candidatos infiéis, indicados pelo Cidadania-DF, por candidatos do PSDB local, que farão a difusão do nome de Izalci durante a campanha eleitoral", destaca nota da sigla.

A reportagem entrou em contato com o Cidadania-DF para pedir um posicionamento da deputada Paula Belmonte. No entanto, a legenda comunicou que não tem informações sobre o manifesto e que só se pronunciará sobre o assunto quando tiver conhecimento do documento.

Candidatos

Vale lembrar que, até o momento, a federação PSDB-Cidadania tem o senador Izalci Lucas como pré-candidato ao governo do Distrito Federal, com Elizabeth Cupertino (PRTB) como vice-governadora. Além disso, a coligação tem nove nomes pré-definidos para a disputa à Câmara dos Deputados e 25 para concorrer às cadeiras da Câmara Legislativa.

Para o Senado, o nome da federação será Amábile Pacios (PSDB), com Maria de Lourdes Werneck e Alexandre Ferreira Bispo de Oliveira — ambos do partido tucano — para primeiro e segundo suplentes, respectivamente. Ainda assim, a assessoria do PSDB-DF ressaltou que os postulantes podem ser trocados até 15 de agosto.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação