Lazer

17 de agosto: dia de refletir sobre a preservação dos monumentos

No Dia do Patrimônio Histórico, o Correio conversou com pessoas que se surpreenderam e continuam se surpreendendo com os monumentos da cidade, expostos a céu aberto para serem compreendidos e admirados

Júlia Eleutério
postado em 17/08/2022 06:00
 (crédito:  Minervino Júnior/CB)
(crédito: Minervino Júnior/CB)

Preservar, reconhecer e valorizar o potencial histórico de conjuntos arquitetônicos, móveis e até do que não é material é essencial para a construção da cultura de um povo. O dia 17 de agosto foi a data escolhida para promover reflexões sobre a importância da preservação desses espaços que contam a história. No DF, o brasiliense tem o privilégio de ver, viver e circular numa cidade inteira tombada como patrimônio cultural da humanidade, feito que completa 35 anos em 7 de dezembro. Brasília tem tal honraria justamente porque é composta por monumentos, edifícios ou sítios de extrema importância do ponto vista histórico.

Encantada ao entrar na Catedral pela primeira vez, Ellen Mondego, 37 anos, mora no DF há 14 anos e conta que costumava frequentar muito o centro da capital quando os filhos eram pequenos. No entanto, mesmo com eles crescidos, ela tira um tempo para revisitar os lugares que tanto ama. "Eu sou uma maranhense, apaixonada por Brasília. Uma cidade bonita, que encanta e que enche os olhos", destaca a moradora de Ceilândia Sul. "Todas as vezes que eu venho aqui é como se fosse a primeira vez", comenta.

A data importante para conscientizar a população sobre os patrimônios é em homenagem ao historiador e jornalista Rodrigo Melo de Andrade, responsável pela criação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1937. O órgão é o responsável pela proteção e preservação dos bens culturais nacionais, edifícios, centros urbanos e sítios arqueológicos.

José Salustiano, 45, apresentava para a esposa, Lucineide Alcântara, 42, a Praça dos Três Poderes. Tirando fotos, a cearense e nova moradora de Santo Antônio do Descoberto, no Entorno, apreciava a paisagem da capital. "É tudo muito bacana", comenta Lucineide sobre o museu a céu aberto, acrescentando que o lugar favorito é a Catedral. Terceirizado na Câmara dos Deputados, José nasceu em Brasília e enfatiza a relevância dos monumentos. "A gente vê muitas construções importantes e vários lugares marcantes. É maravilhoso ter isso tão perto", conta.

Com uma área de 112,25km² e tombado nos âmbitos distrital e federal, o conjunto urbanístico?arquitetônico de Brasília é considerado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco, sendo o único bem contemporâneo a merecer tal reverência. Segundo o Iphan, a principal característica da cidade é a monumentalidade, determinada por quatro escalas: monumental, residencial, bucólica e gregária, além da arquitetura inovadora. 

Marco no século

Projetado por Lucio Costa, o conjunto urbanístico-arquitetônico de Brasília foi inscrito no Livro de Tombo Histórico pelo Iphan em 14 de março de 1990. O arquiteto e urbanista e vice-presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do DF (CAU-DF), Pedro Grilo, destaca que a capital é, de fato, a única cidade moderna tombada. "Isso é um motivo de muito orgulho para a arquitetura brasileira. Se constituiu com certeza um marco na história do século 20", pontua o especialista.

Grilo ressalta que Brasília vai além do tombamento em si, pois a construção da cidade já é um marco. "Se pegar Brasília, é uma cidade inteiramente moderna tanto no seu urbanismo como na sua arquitetura. São mais de 1,5 mil blocos construídos e a maioria deles foi feita logo no começo da cidade. É um conjunto imenso de prédios", comenta o arquiteto.

O especialista acredita que a manutenção predial é o melhor caminho para conservação e preservação das estruturas e das características das construções antigas e históricas. "O que acontece muitas vezes é que os edifícios acabam sem manutenção muitos anos e chega num ponto que as pessoas decidem que o edifício não é mais legal, porque ele está muito velho e estragado e acabam fazendo reformas ultrarradicais que trocam todos os materiais originais do prédio, deixando ele descaracterizado", enfatiza Grilo.

Na semana do Dia do Patrimônio Histórico, o conselho está distribuindo o Selo CAU-DF que reconhece o valor histórico das edificações não monumentais de Brasília. Nesta terceira edição, nove edifícios de escritórios e uma escola pública serão contemplados com a certificação. "A gente escolheu dez edificações do cotidiano da cidade que não são normalmente identificadas como patrimônio para dar o selo justamente por estarem bem conservadas há cerca de 60 anos", destaca Grilo.

Os prédios escolhidos são: Edifício Camargo Corrêa, Edifício Morro Vermelho, Escola Superior de Defesa, Receita Federal, Sede dos Correios, Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), Tribunal Regional Federal (Sede II), Tribunal Regional do Trabalho (Anexo I), Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) e o Bloco A da CLN 111.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • José apresenta a Praça dos Três Poderes à esposa, Lucineide
    José apresenta a Praça dos Três Poderes à esposa, Lucineide Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press
  • Ellen revisita os lugares que ama:
    Ellen revisita os lugares que ama: "É como se fosse a primeira vez" Foto: Carlos Vieira/CB/D.A.Press

Bens tombados no Distrito Federal:

  1. Acervo da Obra Musical e Pictórica do Maestro Cláudio Santoro
  2. Árvore do Buriti (Praça Municipal)
  3. Casa da Fazenda Gama
  4. Casa de Chá (Praça dos Três Poderes)
  5. Catedral Metropolitana de Brasília
  6. Centro de Ensino Fundamental Metropolitana
  7. Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga
  8. Cine Brasília
  9. Clube de Golfe
  10. Congresso Nacional
  11. Conjunto Cultural da República (Museu Nacional e Biblioteca Nacional)
  12. Conjunto Cultural Funarte
  13. Conjunto de obras de Athos Bulcão
  14. Conjunto do Palácio da Alvorada
  15. Conjunto dos Ministérios e anexos
  16. Conjunto Urbanístico de Brasília
  17. Edifício do Touring Club do Brasil
  18. Ermida Dom Bosco
  19. Escola Classe 308 Sul
  20. Escola Parque 307/308 Sul
  21. Espaço Lúcio Costa (Praça dos Três Poderes)
  22. Espaço Oscar Niemeyer
  23. Igreja Nossa Senhora de Fátima
  24. Igreja São Geraldo (Paranoá)
  25. Igreja São José Operário (Candangolândia)
  26. Igreja São Sebastião (Planaltina)
  27. Jardins de Burle Marx
  28. Memorial dos Povos Indígenas
  29. Memorial JK
  30. Museu da Cidade (Praça dos Três Poderes)
  31. Museu do Catetinho
  32. Museu Histórico e Artístico de Planaltina
  33. Museu Vivo da Memória Candanga
  34. Palácio da Justiça
  35. Palácio do Planalto
  36. Palácio Itamaraty
  37. Palácio Jaburu
  38. Panteão da Liberdade e Democracia (Praça dos Três Poderes)
  39. Pedra Fundamental (Planaltina)
  40. Pombal (Praça dos Três Poderes)
  41. Praça dos Três Poderes
  42. Quartel General do Exército
  43. Relógio da Praça Central de Taguatinga
  44. Reservatório Elevado de Ceilândia (Caixa D’água)
  45. Revista Brasília
  46. Supremo Tribunal Federal
  47. Teatro Dulcina de Moraes
  48. Teatro Nacional Cláudio Santoro
  49. Templo Budista Terra Pura
  50. Unidade de Vizinhança 107/307 e 108/308 Sul
  51. Vila Planalto
  52. Casa do Artesão de Planaltina (tombamento provisório desde 2015)
  53. Fazenda Velha de Sobradinho (tombamento provisório desde 2016)
  54. Cine Drive In (tombamento provisório desde 2017)

Fonte: Secretaria de Cultura do DF

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação