Varíola dos macacos

Varíola do macaco: DF tem 143 pessoas infectadas com a doença

Números de infectados com a varíola do macaco no DF foi atualizado na tarde de quinta-feira (18/8). Plano Piloto e Águas Claras são as regiões com mais doentes. Há 126 casos sob investigação

Rafaela Martins
postado em 18/08/2022 21:35 / atualizado em 18/08/2022 21:35
 (crédito: iStock)
(crédito: iStock)

O Distrito Federal tem 143 pessoas infectadas com a varíola do macaco. O número foi atualizado e divulgado pela Secretaria de Saúde (SES-DF), na tarde desta quinta-feira (18/8). No DF, a transmissão da varíola dos macacos já é comunitária. Os técnicos do Lacen investigam 126 casos suspeitos.  

Do total de casos confirmados, 138 vítimas são do sexo masculino e 5, do sexo feminino. Sobre a faixa etária das vítimas, a pasta esclareceu que todos têm mais de 18 anos.

O levantamento revela ainda que o Plano Piloto é a região administrativa com o maior número de casos (26), seguido por Águas Claras (18), Samambaia (14), Ceilândia (12) e Guará (12).

Por volta das 17h desta quinta-feira (18/8), a SES acrescentou que 215 casos suspeitos foram descartados após exame laboratorial

Transmissão

A Monkeypox é transmitida pelo contato próximo de uma pessoa para outra, contato com lesões, fluídos corporais e materiais contaminados. Na maioria dos casos, a doença se manifesta de forma leve, porém há risco de agravamento para imunossuprimidos com HIV/Aids, leucemia, linfoma, metástase, transplantados, pessoas com doenças autoimunes, gestantes, lactantes e crianças com menos de 8 anos de idade.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, dores musculares e nas costas durante os primeiros cinco dias. Erupções cutâneas (na face, palmas das mãos, solas dos pés), lesões, pústulas e, ao final, crostas. Em 23 de julho, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a doença como emergência global.

Conheça os sintomas:

-Febre
-Dor de cabeça
-Fraqueza
-Arrepios
-Bolhas na pele
-Dor muscular e dor lombar
-Gânglios linfáticos inchados

Como prevenir?

-Higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel
-Usar máscaras em ambientes fechados ou com aglomerações
-Manter distância de pessoas infectadas

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação