Eleições

Candidatos ao GDF começam a chegar ao Correio para debate eleitoral

A partir das 20h30, o Correio, em parceria com a TV Brasília, promove uma sabatina entre os concorrentes ao Palácio do Buriti

Darcianne Diogo 
postado em 18/08/2022 20:18 / atualizado em 18/08/2022 20:18
Debate eleitoral começa 20h30 -  (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)
Debate eleitoral começa 20h30 - (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press)

A pouco menos de uma hora para começar o debate eleitoral entre os concorrentes ao Palácio do Buriti, os candidatos começam a chegar na sede do Correio Braziliense, no Setor de Indústrias Gráficas (SIG). A partir das 20h30, os brasilienses poderão acompanhar a sabatina ao vivo por meio dos canais 6.1 e 518 (Net), no site e nas redes sociais do Correio.

Foram convidados o atual governador Ibaneis Rocha (MDB), que busca a reeleição; o senador Izalci Lucas (PSDB), pela Federação PSDB-Cidadania; a assistente social e conselheira tutelar Keka Bagno (PSol), da Federação Psol-Rede; o distrital Leandro Grass (PV), da Federação PV-PT-PCdoB; a senadora Leila Barros (PDT); o empresário e ex-vice-governador do DF Paulo Octávio (PSD); e o ex-secretário de Educação do DF Rafael Parente (PSB). Os políticos terão três blocos para expor as propostas, além de um quadro destinado às considerações finais.

A senadora Leila Barros (PDT) foi a primeira a chegar e descreveu como costuma se preparar para debates. “Procuro ficar tranquila, apesar de que temos muito para fazer na véspera. Tenho uma agenda muito intensa, rodei muito. Isso é bom porque a gente tem a certeza de que as nossas propostas valem muito a pena e que estão muito em sintonia com o que a população deseja. Procuro focar, dar uma lida e revisitar tudo aquilo que a gente trabalhou para enfim apresentar a população. A expectativa para hoje é positiva. No primeiro debate tem aquela coisa de ser o primeiro, porque eu não tinha participado. Mas agora eu já estou mais tranquila.”

  • Debate eleitoral começa 20h30 Minervino Júnior/CB/D.A Press
  • Ex-secretário de Educação do DF Rafael Parente (PSB) Minervino Júnior/CB/D.A Press
  • Senador Izalci Lucas (PSDB) Minervino Júnior/CB/D.A Press
  • Deputado distrital Leandro Grass (PV) Minervino Júnior/CB/D.A Press
  • Conselheira tutelar Keka Bagno (PSol) Minervino Júnior/CB/D.A Press
  • Senadora Leila Barros (PDT) Minervino Júnior/CB/D.A Press

A conselheira tutelar Keka Bagno (PSol), da Federação Psol-Rede, chegou em seguida. Logo no começo, a assistente social falou sobre a morte de Janaína Nunes Araújo, 44 anos, que infartou e faleceu após aguardar atendimento na fila do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Paranoá. "Temos vários temas sensíveis que devem ser debatidos no debate do Correio, como saúde e educação. A responsabilização (da morte da paciente na fila do Cras) tem nome e direcionamento; e acredito que nem todos irão querer entrar nesse embate. Vamos ver o que os candidatos vão comentar sobre esse tema”, frisou.

Izalci Lucas (PSDB) também chegou horas antes do começo da sabatina. Ao lado da esposa e de uma equipe de assessores, o senador falou que costuma se preparar para eventos como esse discutindo com a assessoria e revendo as propostas que estão apresentando à população para que as mesmas sejam passadas da melhor forma possível.

Confira

O debate, uma parceria do Correio com a TV Brasília, vai ao ar, hoje, às 20h30, no canal na TV (HD 6.1 e Net 518) e no site e nas redes sociais do Correio. Será dividido em três blocos e um de considerações finais. A mediação será feita por Gláucia Guimarães, da TV Brasília; e terá a participação dos jornalistas do Correio Ana Maria Campos, Carlos Alexandre de Souza, Denise Rothenburg, Rosane Garcia e Luiz Carlos Azedo.

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação