ELEIÇÕES 2022

Candidatos ao GDF focaram no "corpo a corpo" em agenda nessa quarta-feira

Em agendas por todo o Distrito Federal nessa quarta-feira (24/8), postulantes à chefia do Executivo local conversaram com eleitores, entregaram panfletos com propostas de governo e participaram de reuniões para definir estratégias de campanha

Júlia Eleutério
Arthur de Souza
postado em 25/08/2022 06:00
Leandro Grass, da federação PT-PV-PCdoB, esteve na Asa Sul e com servidores da Caesb -  (crédito: Júlia Eleutério/CB/D.A Press)
Leandro Grass, da federação PT-PV-PCdoB, esteve na Asa Sul e com servidores da Caesb - (crédito: Júlia Eleutério/CB/D.A Press)

Dedicados ao corpo a corpo para se aproximar do eleitorado, os candidatos ao Palácio do Buriti intensificam as agendas em caminhadas e panfletagens pelas regiões administrativas. Nessa quarta-feira (24/8), o postulante da federação PT-PV-PCdoB, Leandro Grass, e o tucano Izalci Lucas, da aliança PSDB-Cidadania, estiveram no Setor Comercial Sul (SCS), um dos pontos mais movimentados do centro de Brasília, para ouvir as demandas da população. Outros políticos que disputam o cargo de governador visitaram, ainda, a Universidade de Brasília (UnB) e regiões administrativas como Gama, Santa Maria e São Sebastião.

Em contato com comerciantes e pedestres que passavam pelo SCS pela manhã, Leandro Grass (PV) caminhou pelo bairro e distribuiu panfletos de campanha. Na ocasião, o candidato afirmou que a região é o coração de Brasília e, por isso, merece cuidado. Lembrou a necessidade de revitalizar a área, não só com solução de problemas de infraestrutura, mas, também, com apoio aos trabalhadores das quadras e atenção às pessoas em situação de rua. "Não é só tirá-las daqui. Temos de cuidar delas com todas as políticas de saúde mental, de acolhimento, de assistência social e de direcionamento para outras políticas públicas", declarou.

Leandro Grass ressaltou que a agenda foi um momento importante para fixar o compromisso de promover mudanças no SCS e reforçou a necessidade de ocupação do espaço público com cultura e artes. Ao candidato, os comerciantes se queixaram, entre outras questões, sobre a falta de segurança na região. "Tem de melhorar o policiamento ostensivo, mas temos de atacar, também, as raízes. Desigualdade, fome, pobreza agravam a criminalidade e a insegurança pública", avalia. "Temos uma economia forte, (em) muitas empresas e (no) comércio, mas, ao mesmo tempo, o reflexo da crise social com uma população de rua muito grande e pessoas vulneráveis."

Depois, o candidato se reuniu com servidores da Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb). Em seguida, participou do lançamento da candidatura a deputada federal de Ruth Venceremos (PT), integrante da chapa, no Outro Calaf. Por fim, panfletou em frente a faculdades particulares da Asa Sul.

Izalci Lucas (PSDB) passou pelo Setor Comercial Sul e se reuniu com correligionários
Izalci Lucas (PSDB) passou pelo Setor Comercial Sul e se reuniu com correligionários (foto: Arthur de Souza/CB/D.A Press)

Críticas

Assim como Leandro Grass, Izalci Lucas (PSDB) esteve no SCS, à tarde, para entregar folders de campanha, conversar com eleitores e apresentar propostas. Questionado sobre as estratégias adotadas, o tucano defendeu a necessidade de diálogo direto com a população. "O que mais tenho escutado durante as caminhadas é sobre o abandono. As pessoas estão desiludidas, desanimadas (com a atual gestão). (O governador) tem de ir às ruas, saber do que as pessoas precisam, e o Ibaneis (Rocha) não vai a lugar algum. Só está indo agora para pedir voto", criticou.

Em relação às cobranças dos brasilienses, o postulante ao Palácio do Buriti observou que a área "campeã de reclamações" é a da saúde, seguida pelo mercado de trabalho. "E eu concordo. Temos de acabar com essas filas enormes. Não dá para uma pessoa ficar um ano esperando para fazer uma cirurgia", ressaltou Izalci. "E temos mais de 300 mil pessoas desempregadas. Para mudar esse cenário, temos de trazer investidores para cá, temos de 'vender' Brasília para que empresas se instalem aqui e gerem mais empregos para a população."

Izalci Lucas também tratou de habitação: "Brasília tem, hoje, mais de 40 invasões. Se continuar assim, daqui a pouco, não tem mais jeito. As pessoas vão ocupando os espaços e acabando com nascentes, por exemplo. E por que isso está acontecendo? Porque as pessoas não têm lugar para morar. O governo atual ofereceu uma política de habitação? Não", disse. Após a caminhada no setor, Izalci acompanhou reuniões internas, na sede regional do partido tucano. À noite, participou da ação nacional das candidatas do PSDB Mulher, no mesmo local, e assinou carta de compromisso com bandeiras relacionadas à população feminina.

Pelas RAs

Candidato à reeleição, Ibaneis Rocha (MDB) participou de gravação de vídeo com Weslian Roriz, ex-primeira-dama do DF, e com o candidato a deputado distrital da chapa, Joaquim Roriz Neto (PL). Em seguida, tomou café da manhã com funcionários e com o dono da Drogafuji, Antônio Fernandes de Sousa Filho. O governador encerrou a agenda do dia em reunião com o postulante à Câmara Legislativa pelo MDB Wellington Luiz.

A candidata da federação PSol-Rede Keka Bagno (PSol) concedeu entrevista à Rádio Nacional, na tarde dessa quarta-feira (24/8). Depois, participou da inauguração do comitê de campanha do correligionário Fábio Felix, na praça Chico Mendes, na UnB. Ainda na instituição de ensino, no Teatro de Arena, participou do evento de hip-hop Batalha da Escada, com Talita Victor, postulante a deputada distrital pelo PSol.

Leila Barros (PDT) esteve em reunião com integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrital Federal (Codese) pela manhã. À tarde, encontrou-se com apoiadores e lideranças do Gama, onde visitou o comércio central da região administrativa. Na sequência, conversou com eleitores em Santa Maria.

Pela manhã, Lucas Salles (DC) esteve no velório de Janaína Nunes, a convite da família. Janaína morreu após passar mal enquanto aguardava atendimento na fila do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Paranoá. À tarde, o candidato se reuniu com a equipe de campanha e estreou canal da candidatura em live no YouTube.

Paulo Octávio (PSD) começou o dia em sabatina na Rádio Mais Brasil News. Depois, encontrou deputados distritais e federais do PSC e do Podemos, no Setor Comercial Norte. À tarde, deu entrevista ao G1 e, na sequência, caminhou por Sobradinho. O político fechou a agenda em evento de lançamento da revista GPS, no Pontão do Lago Sul.

Na manhã dessa quarta-feira (24/8), Rafael Parente (PSB) caminhou pela Feira Permanente de São Sebastião. À noite, o postulante ao Palácio do Buriti se reuniu com a correligionária e candidata a vice-governadora da chapa, a professora Janaína Almeida. Robson Silva, candidato do PSTU, panfletou no Centro de Ensino Médio Elefante Branco, na Asa Sul, por volta das 12h. No fim da tarde, entregou folders na passarela em frente à Caesb, no Setor de Indústria de Abastecimento (SIA). À noite, encerrou a agenda em reunião de planejamento de campanha.

Teodoro da Cruz (PCB) participou de ato convocado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UnB, às 12h, que cobra redução do valor das refeições no Restaurante Universitário (RU). Coronel Moreno (PTB) e Renan Rosa (PCO) não enviaram agendas de campanha à reportagem. 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação