Trânsito

Corpo de ciclista atropelado no Lago Sul será enterrado nesta quarta

Lucas Alves Araújo, 27 anos, vivia no Núcleo Bandeirante e trabalhava no Lago Sul. A bicicleta era o meio de transporte do rapaz, que acabou atropelado e morto por um ônibus

Júlia Eleutério
postado em 31/08/2022 10:09 / atualizado em 31/08/2022 10:44
 (crédito:  Ed Alves/CB)
(crédito: Ed Alves/CB)

Amigos e parentes do cuidador de idosos Lucas Alves Araújo, 27 anos, darão o último adeus ao rapaz na tarde desta quarta-feira (31/8), no Campo da Esperança de Taguatinga. O velório terá início às 13h e o sepultamento, às 15h30. De janeiro a junho deste ano, 15 ciclistas perderam a vida em sinistros de trânsito no DF. 

Como de costume, Lucas seguia de bicicleta do Núcleo Bandeirante, onde vivia com os pais, a irmã e o cunhado, para o Lago Sul, onde trabalhava como cuidador de idoso na QL 18. Faltando três quadras para chegar ao destino, o rapaz foi atropelado por um ônibus na manhã de terça-feira (30/8). 

Lucas pedalava cerca de 17 km diariamente de casa até o trabalho. Segundo um tio, ele estava no emprego há pouco tempo. O parente contou também que ficou sabendo do falecimento através do pai da vítima por volta de 9h. "Infelizmente, ele se foi", lamentou o tio. O rapaz era solteiro e não tinha filhos.

Aos policiais militares que atenderam a ocorrência, o motorista do ônibus que atropelou o jovem alegou não tê-lo visto ao fazer uma manobra para entrar na pista após um retorno na via. Ao ouvir o barulho, o condutor se deparou com o ciclista na pista e prestou socorro.

Mortes recorrentes 

De janeiro até junho deste ano, 15 ciclistas morreram em sinistros de trânsito no DF, segundo dados do Departamento de Trânsito (Detran-DF). O número é maior do que no mesmo período do ano anterior, quando o órgão registrou sete mortes de ciclistas. O departamento ressalta que 2021 foi um ano de pandemia com restrições de circulação de veículos e pedestres.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Transportes (PPGT) da Universidade de Brasília (UnB), a Dra. Zuleide Feitosa destaca três indicadores para evitar as mortes tanto de ciclistas e demais pessoas no trânsito: o planejamento e o estabelecimento de ciclofaixas com a sinalização adequada e com a devida integração as vias coletoras; a atenção e o cuidado com a distração para haver concentração para tomada de decisões rápidas e necessárias dentro do trânsito; e uma conduta de respeitar as regras que estão estabelecidas.

Como medida imediata, a professora ressalta a necessidade de um planejamento de infraestrutura, ou seja, ciclofaixas bem sinalizadas e integradas, somando a atenção no trânsito por parte de todos. “Uma vez que o indivíduo está nesse contexto de maneira concentrada, evitando distrações, ele também tem capacidade de diminuir a margem de erros provocados durante seus deslocamentos”, explica a especialista. “As distrações são capazes de provocar inúmeros acidentes dentro desse circuito de acontecimento do trânsito”, avalia Zuleide.

O que diz o Detran

O Detran-DF afirma que, além das ações educativas realizadas em escolas, empresas e eventos, há também as programações específicas voltadas para os ciclistas como o Passeio Ciclístico e o projeto Bike em Dia. Até o momento, foram realizadas 12 ações do projeto, com um público de 50 a 70 ciclistas abordados em cada uma delas. Hoje, ocorre uma ação programada na ciclovia do Lúcio Costa, às margens da EPTG.

Atenção e cuidado

Confira as dicas de segurança do Detran-DF:

Ciclistas

  • Faça-se visível;
  • Sinalize suas intenções;
  • Agradeça e seja cordial;
  • Nunca trafegue na direção contrária à via dos carros;
  • Respeite as leis de trânsito e itens de segurança obrigatórios da bicicleta (retrovisor esquerdo, campainha, sinalização noturna traseira e dianteira, refletores laterais e nos pedais);
  • Utilize refletores e iluminação à noite;
  • Cuidado com os pedestres;
  • Recomenda-se o uso do capacete;
  • Ande no lado direito da pista, mas fique atento a portas de carros e outros obstáculos;
  • Planeje seu caminho antes de iniciá-lo e dê preferência a vias de menor tráfego;
  • O tráfego em calçadas só é permitido quando sinalizado;
  • Nas travessias de pedestre, o ciclista deve descer da bicicleta e atravessar como pedestre;
  • Nas travessias exclusivas de ciclovia, o ciclista deve parar a bicicleta e fazer o sinal de vida.

 Motoristas

  • Ao ultrapassar um ciclista, dê a distância lateral mínima de um metro e meio (1,5 m) e diminua a velocidade;
  • Para entrar à direita, sair da via, entrar em um retorno, em uma tesourinha ou parar em um acostamento, nunca acelere para ultrapassar o ciclista. Reduza a velocidade e aguarde a passagem do ciclista. A preferência é do ciclista;
  • Respeite os limites da velocidade da via e sinalize com setas;
  • Respeite as faixas de pedestre e as faixas de travessia de ciclistas.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  •  30/08/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Ciclista é atropelado no Lago Sul ia para o trabalho de cuidador de idoso.
    30/08/2022. Crédito: Ed Alves/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Ciclista é atropelado no Lago Sul ia para o trabalho de cuidador de idoso. Foto: Ed Alves/CB
  • Ciclista morre após ser atropelado por ônibus no Lago Sul
    Ciclista morre após ser atropelado por ônibus no Lago Sul Foto: CBMDF/Divulgação
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação