FIM DE SEMANA

Trânsito do DF deixou um morto e oito feridos em menos de dois dias

Em menos de 48 horas, entre sábado (23/7) e segunda-feira (25/7), vias do Distrito Federal tiveram registros de, ao menos, cinco graves ocorrências no trânsito. Atropelada no Núcleo Bandeirante, uma das vítimas não resistiu

Pedro Marra
postado em 26/07/2022 06:00
Na BR-060, bombeiros socorreram motorista de veículo que colidiu contra outro carro; o automóvel da vítima, um Volkswagen Gol preto, capotou depois de o condutor ser arremessado para fora -  (crédito: CBMDF/Divulgação)
Na BR-060, bombeiros socorreram motorista de veículo que colidiu contra outro carro; o automóvel da vítima, um Volkswagen Gol preto, capotou depois de o condutor ser arremessado para fora - (crédito: CBMDF/Divulgação)

De sábado até a manhã dessa segunda-feira (25/7), as pistas do Distrito Federal ficaram marcadas pela violência. Entre as duas datas, a capital do país presenciou, ao menos, cinco graves ocorrências no trânsito.

Na segunda-feira (25/7), um pedestre morreu ao ser atingido por um carro dirigido por um idoso, na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). Na mesma via, na noite de sábado (23/7), uma capotagem havia deixado duas pessoas em estado grave, depois de elas serem arremessadas para fora do veículo em que estavam. Nesse segundo caso, a Polícia Civil (PCDF) investiga uma suspeita de "racha".

Além disso, na noite de domingo (24/7), um pedestre ficou gravemente ferido, após ser atingido por uma motocicleta na BR-020, sentido Planaltina. A vítima teve fraturas diversas, nas pernas e na costela, e precisou passar por cirurgia no hospital regional da cidade. O motociclista teve escoriações pelo corpo. E, na manhã de ontem, uma colisão entre dois carros, em Samambaia Sul, deixou um motorista de 46 anos em estado grave, após também ser lançado para fora do automóvel.

Para o Superintendente de Trânsito do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF), Elcy Ozório dos Santos, os sinistros nas estradas estão, em grande parte, relacionados ao comportamento de quem passa pelas vias, tanto motoristas quanto pedestres. Ele acredita que, para diminuir a quantidade desses tipos de ocorrência, a solução envolve concentrar esforços nas operações de fiscalização e de educação. "É importante chamar a atenção da população para o fato de que a responsabilidade na formação de um trânsito seguro é de todos", enfatizou.

Um dos registros do último fim de semana, que teria passado como "acidente", resultou em uma investigação de possível corrida ilícita, na EPNB. A prática criminosa resultou no ferimento de um casal de namorados, além de uma criança de 3 anos, que teve machucados leves e recebeu alta no mesmo dia. A 29ª Delegacia de Polícia (Riacho Fundo) apura o caso, registrado inicialmente como capotagem. A corporação não soube informar se as vítimas teriam envolvimento com o "racha", mas testemunhas disseram que o veículo em que os três estavam colidiu com uma placa de sinalização.

O condutor, um homem de 40 anos, foi arremessado a cerca de 15 metros de distância. Ele chegou ao hospital inconsciente e com quadro instável. A auxiliar de limpeza Laryssa Nunes Ferreira, 26, estava no banco de trás com o filho e também foi lançada do veículo. Após o ocorrido, ela apresentava suspeita de traumatismo craniano. A criança, Enzo Nunes, teve ferimentos e inchaço superficial no rosto, segundo o Corpo de Bombeiros.

Pai de Laryssa, o técnico em refrigeração Luis Antonio Ferreira, 53, não acredita que o casal tenha participado de possível racha, porque o casal havia brigado, e não estava sentado lado a lado. "Meu neto (Enzo) me disse que eles estavam discutindo. Creio que ele (o condutor) foi entrar na curva e deve ter capotado várias vezes", comentou Luis Antonio.

Traumatismo

Na madrugada de segunda-feira (25/7), um idoso de 65 anos atropelou um homem de 35, que morreu após o impacto, próximo à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Riacho Fundo 1, também na Estrada Parque Núcleo Bandeirante (EPNB). A vítima, Diego Ramalho Rangel, teve múltiplas fraturas e trauma cranioencefálico. O motorista não precisou de atendimento médico.

Pedestre de 35 anos morreu atropelado próximo à UPA do Riacho Fundo 1
Pedestre de 35 anos morreu atropelado próximo à UPA do Riacho Fundo 1 (foto: CBMDF/Divulgação)

Outra vítima das pistas que teve traumatismo cranioencefálico foi uma criança de 11 anos, atropelada por uma moto na QNR 2 de Ceilândia Norte, em frente à Escola Classe 15 da cidade, no sábado (23/7). O menino, atendido em estado grave e inconsciente, teve fraturas em uma na perna e no braço direitos, além de ter sofrido um corte na cabeça. A vítima precisou ser imobilizada, intubada e transportada de helicóptero para o Hospital de Base. O motociclista, de 63 anos, teve escoriações, mas não quis ser levado para uma unidade de atendimento.

Samambaia Sul

Na ocorrência mais recente até o fechamento desta edição, atendida pelo Corpo de Bombeiros na manhã de segunda-feira (25/7), um homem de 46 anos colidiu contra o carro de um motorista de 72 anos e foi arremessado do veículo. Depois da batida, o automóvel do mais novo capotou. O sinistro ocorreu na BR-060, na altura do Restaurante Comunitário de Samambaia, sentido Goiás.

O condutor idoso não sofreu ferimentos. Os bombeiros não souberam informar a dinâmica do acidente. A vítima apresentou múltiplas fraturas e foi levada de helicóptero para o Hospital de Base, em estado grave. Até o fechamento desta edição, o quadro do motorista não havia mudado. A Polícia Rodoviária Federal (PRF), que desbloqueou a via após 30 minutos, confirmou se tratar de caso de colisão traseira seguida de capotagem.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação