ELEIÇÕES 2022

Ipec: Flávia Arruda perde 5 pontos, mas lidera disputa ao Senado com 31%

Damares Alves aparece em segundo lugar, somando 16% das intenções de voto de acordo com a pesquisa divulgada nesta terça-feira (30/8)

Talita de Souza
postado em 30/08/2022 20:46
 (crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)
(crédito: ED ALVES/CB/D.A.Press)

A segunda rodada da pesquisa Ipec, divulgada nesta terça-feira (30/8), revela que Flávia Arruda (PL) continua na liderança da disputa ao Senado Federal pelo DF, com 31% das intenções de voto. No entanto, a marca é cinco pontos menor do que a atingida no primeiro levantamento feito pela empresa, em 15 de agosto, quando Flávia tinha 36% da preferência do eleitorado.

Damares Alves, candidata pelo Republicanos, manteve a segunda posição na corrida eleitoral e cresceu 1% em relação à primeira pesquisa: agora, tem 16% das intenções de voto, ante a marca de 15% atingida em 15 de agosto.

A pesquisa, encomendada pela Rede Globo, ouviu 1,2 mil pessoas entre sábado (27/8) e segunda-feira (29/8). Ela está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número DF-03235/2022, tem nível de confiança de 95% e margem de erro de três pontos percentuais para mais e para menos.

O levantamento mostrou aos entrevistados os nomes dos postulantes do Senado, dos quais apenas um sairá vitorioso e ocupará uma cadeira no Congresso. Depois de Flávia e Damares, os demais candidatos estão todos tecnicamente empatados, devido à margem de erro de três pontos percentuais.

Rosilene Corrêa (PT) atingiu 5% das intenções de voto e aparece em terceiro lugar na corrida, mas a margem de erro a equipara a Joe Valle (PDT), com 3%, Tenente Cel. Sousa Júnior (DC), também com 3%, e Dr. Carlos Rodrigues (PSD), com 2%.

O mesmo ocorre com Elcimara Souza (PSTU), Hélio José (Pros) e Pedro Ivo Mandato Coletivo (Rede), que registraram 1% mas, com a margem de erro, estão equivalentes aos demais concorrentes, exceto Flávia Arruda e Damares Alves.

Os postulantes Dr. Carlos Rodrigues e Pedro Ivo Mandato Coletivo tiveram alterações nas intenções de voto: o primeiro subiu um ponto percentual; já o segundo diminuiu um ponto. Brancos e nulos passaram de 23% no levantamento anterior para 18%. O montante de eleitores que não sabem em quem vão votar cresceu no limite da margem de erro: saíram de 17% para 20%.

Marcelo Hipólito (PTB) e Expedito Mendonça (PCO) tiveram menos de 1% das intenções de voto. Joe Valle (PDT), Tenente Cel. Sousa Júnior (Democracia Cristã) e Hélio José (Pros) apareceram pela primeira vez na pesquisa, já que no levantamento anterior ainda não tinham registrado as candidaturas no TSE.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação