Eleições /

No 7 de Setembro, candidatos ao Buriti conversam com eleitores

Postulantes ao GDF aproveitaram do Dia da Independência para fazer panfletagens, ouvir os eleitores, realizar reuniões para estratégias de campanha e falar com correligionários

Pedro Marra
Naum Giló
postado em 08/09/2022 05:46 / atualizado em 08/09/2022 05:47
 (crédito: Paulo Octávio: Divulgação — Leila Barros: Divulgação)
(crédito: Paulo Octávio: Divulgação — Leila Barros: Divulgação)

No feriado de 7 de Setembro, os postulantes ao governo do Distrito Federal homenagearam a pátria e deram continuidade às campanhas, com ênfase no corpo a corpo com o eleitorado. O candidato Paulo Octávio (PSD) dedicou a manhã às comemorações do bicentenário da Independência do Brasil. Ele fez uma caminhada com panfletagem pela Esplanada dos Ministérios e conversou com pessoas que estavam no local para assistirem o desfile.  "Deus me permitiu viver para ver esta imensa festa cívica ao lado do povo, no chão, ouvindo suas esperanças e necessidades", afirmou.

Paulo Octávio também falou sobre seu plano de gestão. "Pude levar às pessoas a minha proposta de governo, que se baseia nos preceitos democráticos. É preciso respeitar o cidadão e garantir a ele seus diretos fundamentais e sua liberdade", destacou. Depois, ele foi à Rodoviária do Plano Piloto, para ver as condições de transporte. "A rodoviária do DF é a pior do Brasil. Precisamos investir nas estruturas, como as escadas rolantes, que não funcionam. Isso é perigoso para os idosos e injusto com muitas pessoas com deficiência, pois os elevadores também estão sempre com defeito. E os ônibus estão cada vez mais precários", pontuou. À tarde, ele se reuniu com a deputada federal Paula Belmonte (Cidadania). O candidato fechou o dia no Colégio Esplanada, no Paranoá, em evento organizado pela candidata a deputada distrital Professora Lucimar Cordeiro (PSDB).

Leila Barros (PDT) usou a data especial para participar da cerimônia de 100 anos da Pedra Fundamental, em Planaltina, pela manhã. Ela observou que a região homenageada é fruto das ideias de Dom Bosco, que, há 138 anos, profetizou a terra prometida, entre os paralelos 15 e 20 — local onde a capital federal veio a ser construída. "A gente vive esse sonho até hoje, pois aqui é um lugar muito simbólico para todos nós, onde continuo sendo uma sonhadora, como Dom Bosco e JK, que, de certa forma, inauguraram Brasília. Muitos brasileiros vieram para essa cidade, entre eles, os meus pais. E aqui nasci, em uma cidade justa e inclusiva", emocionou-se.

A candidata destacou que a região é parte do turismo rural e religioso do DF, com forte participação da agricultura familiar. "Acho que o governo que vier a comandar o nosso Distrito Federal vai ter que ter um olhar generoso, combater a grilagem, a questão da regularização fundiária, que é o sonho para todos os brasilienses, mas em especial para essa região que é muito rica", comentou a candidata ao Buriti. Leila também manteve reunião interna com a equipe de campanha eleitoral e visitou a Feira de Planaltina..

O candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB) teve compromisso somente pela manhã, quando compareceu à festividade do bicentenário da Independência, na Esplanada dos Ministérios. "Hoje é uma data importante e um momento histórico, quando comemoramos o Bicentenário da Independência do Brasil. Recebemos mais uma edição do desfile de 7 de Setembro e, juntamente do governo federal, trabalhamos para que todos tenham um bom feriado", disse Ibaneis Rocha.

Leandro Grass (PV) teve seu primeiro compromisso de campanha pela manhã, com uma visita ao Conjunto Fazendinha, na Vila Planalto, onde conversou com moradores. Leandro defendeu a importância histórica e cultural do local e afirmou que pretende restaurar as casas da região. Ao longo do dia, também fez gravações para as propagandas eleitorais de rádio e televisão. No fim da tarde, participou de live, via Instagram, com a candidata a vice-governadora de sua chapa, Olgamir Amancia (PCdoB), a postulante ao Senado Rosilene Corrêa (PT) e Rafael Parente (PSB). O tema do encontro virtual foi "7 de setembro: independência só com educação".

O postulante Izalci Lucas(PSDB) teve agenda apenas à noite, quando concedeu entrevista à Rádio Sucesso. Keka Bagno (PSol) participou, pela manhã, do Ke-Cão, encontro entre cachorros de estimação e seus donos, no Eixão Norte. À tarde, esteve na Copa Tesourinhas, torneio feminino de futsal, no Setor Hípico Sul.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação