Eleições 2022

"Cidade segura para as mulheres, é segura a todas as pessoas", diz Keka Bagno

Em Sabatina na OAB-DF, Keka Bagno, candidata pelo PSol ao Palácio do Buriti, defendeu mais políticas contra a violência às mulheres

Edis Henrique Peres
postado em 13/09/2022 19:16 / atualizado em 13/09/2022 19:17
Candidata a GDF, Keka Bagno (Psol) fala em sabatina da OAB-DF -  (crédito:  Roberto Rodrigues/OAB-DF)
Candidata a GDF, Keka Bagno (Psol) fala em sabatina da OAB-DF - (crédito: Roberto Rodrigues/OAB-DF)

A candidata ao governo do Distrito Federal Keka Bagno (PSol) foi a última sabatinada, desta terça-feira (13/9), na Seccional do DF da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF). A postulante ao Buriti destacou a necessidade de integralização dos órgãos de atuação e de garantia dos direitos humanos, como por exemplo o Conselho Tutelar, a Defensoria Pública e os advogados. Além disso, ela comentou as propostas da chapa para a defesa das mulheres.

  • Candidata a GDF, Keka Bagno (Psol) fala em sabatina da OAB-DF Roberto Rodrigues/OAB-DF
  • Candidata a GDF, Keka Bagno (Psol) fala em sabatina da OAB-DF Roberto Rodrigues/OAB-DF
  • Candidata a GDF, Keka Bagno (Psol) fala em sabatina da OAB-DF Roberto Rodrigues/OAB-DF
  • Candidata a GDF, Keka Bagno (Psol) fala em sabatina da OAB-DF Roberto Rodrigues/OAB-DF
  • Candidata a GDF, Keka Bagno (Psol) fala em sabatina da OAB-DF Roberto Rodrigues/OAB-DF

"Se temos uma cidade segura para as mulheres, ela é segura a todas as pessoas. Se uma mulher pode sair 3h a 4h da manhã para ir ao trabalho e pegar o ônibus e brincar na praça da cidade com o filho no fim da tarde, isso significa que a cidade é segura para todos", destacou.

A candidata criticou a falta de dados transparentes relacionados à violência contra as mulheres. "Cada órgão tem um dado diferente. Precisamos de algo integrado, real, transparente. Também consideramos importante a construção de uma nova Deam (Delegacia Especial de Atencimento à Mulher), na região de Planaltina e Sobradinho. O foco, no entanto, é que todas as delegacias sejam capazes de atender as denúncias de mulheres e que haja uma profissional para receber essa vítima e direcioná-la para um atendimento adequado, para que as mulheres não desistam da denúncia e sejam acolhidas", defendeu.

Keka também citou a necessidade de mais creches no DF, com atendimento, inclusive, a noite, para as mulheres que trabalham durante o período. Em relação à cultura, a candidata apontou a necessidade do governo enxergar a cultura como desenvolvimento de política pública. "Temos muitos eventos no Plano Piloto, mas temos outras regiões no DF. Além disso, que quer sair para algum evento sabe que às 23h não tem mais ônibus em circulação para voltar para casa. Com isso, o acesso a cultura fica limitado", avaliou Keka.

Debates

O primeiro sabatinado no debate promovido pela OAB-DF seria o governador e candidato à reeleição Ibaneis Rocha (MDB), que participaria na manhã da segunda-feira (12). Entretanto, minutos antes do início do evento, ele cancelou sua participação. A programação seguiu, durante a tarde, com os candidatos Paulo Octávio (PSD) e Izalci Lucas (PSDB).

Nesta terça-feira (13/9), a OAB-DF recebeu Leandro Grass (PV) e também iria receber a Leila Barros (PDT), mas ela não compareceu ao evento.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação