Eleições

Termina nesta quinta-feira prazo para emissão da 2ª via do título de eleitor

Com a tecnologia, várias são as formas de garantir o direito ao voto em 2 de outubro. Cidadãos que perderam o documento podem emitir a 2ª via até amanhã, ou optar pelo e-Título

Isabela Berrogain
postado em 21/09/2022 06:00
 (crédito:  Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Encerra nesta quinta-feira (22/9) o prazo para a solicitação da 2ª via impressa do título eleitoral. O período é definido por lei. Para obter o documento, é preciso estar regular com a Justiça Eleitoral e comparecer ao cartório eleitoral com um documento oficial de identificação, além do comprovante de residência dos três últimos meses. Para as pessoas do sexo masculino, também é necessário comprovar a quitação com o serviço militar obrigatório.

Para quem não faz questão do registro físico, a solução é utilizar a versão digital disponível desde 2017. A partir do número do título eleitoral, nome próprio, nome dos pais e data de nascimento, o e-Título é validado e liberado. Caso o eleitor não saiba o número do título, é possível consultar o dado no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), por meio do nome, CPF e data de nascimento do eleitor.

O aplicativo também permite o acesso às informações dos eleitores junto à Justiça Eleitoral, como situação eleitoral, local de votação, consulta de débitos, emissão de guias para pagamentos e cadastro como mesário voluntário. Diferentemente da via tradicional, o e-Título conta com foto do eleitor, dados sobre o cadastramento biométrico e um QR Code para a validação na zona eleitoral.

Os cidadãos que não têm em mãos o título original, 2ª via ou e-Título não precisam desistir de votar. Através do nome, CPF e data de nascimento, é possível consultar a sua zona eleitoral no site do TSE. Com essas informações, é só se dirigir ao local de votação e apresentar um documento oficial com foto. As certidões de nascimento ou de casamento não valem como identificação no dia do pleito.


Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação