Previsão do Tempo

Chegada da primavera inaugura o período das chuvas e das flores no DF

Com a mudança da estação, as chuvas se tornam mais frequentes na capital federal. A umidade relativa do ar fica em níveis mais elevados e o clima continua quente

Correio Braziliense
postado em 21/09/2022 12:02 / atualizado em 21/09/2022 12:02
 (crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)
(crédito: Ed Alves/CB/D.A Press)

Enquanto os canteiros da cidade se enchem de flores comemorando a chegada da primavera, o clima segue a tendência de anos anteriores com temperaturas altas, nebulosidade e possibilidade de chuvas. “Hoje, a temperatura mínima registrada foi de 16º C em Águas Emendadas e a máxima deve chegar a 28º C no Plano Piloto e 31º C em outros pontos do DF”, prevê Andrea Ramos, meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

As chuvas, ainda que irregulares, fizeram subir a umidade relativa do ar, que deve se manter em patamares favoráveis para a saúde. “Nesse período, a umidade sobe chegando a 90% de manhã e podendo atingir 35% à tarde, e não volta mais a ficar em níveis perigosos, como foi nos últimos dias do inverno”, afirma a especialista.

Com a mudança da estação, começa a formar-se um corredor de umidade que desce da Amazônia e atinge o Centro-Oeste, provocando as chuvas que seguem até o final do verão. Hoje (21/9) há possibilidade de chuvas isoladas à tarde e à noite e, para amanhã, o dia segue com muitas nuvens, com possibilidade de chuvas isoladas pela manhã e com pancadas nos períodos vespertino e noturno, segundo dados do Inmet.

Na maior parte do período, os ventos serão fracos, mas nos momentos de chuvas a tendência é que ventos moderados atinjam o Distrito Federal. “Pancadas de chuvas sempre vêm com ventos”, esclarece Andrea.

Previsão do tempo

Hoje (21/9):

Temperaturas - mín. 17º C e max. 31º C /Umidade relativa do ar: min. 40% e max. 90% / Chuvas possibilidade de pancadas à tarde e à noite / Ventos fracos à moderados.

Amanhã (22/9)

Temperaturas - min. 17º C e max. 31º C / Umidade relativa do ar: min. 35% e max. 90% / Chuvas: possibilidade de  chuvas isoladas pela manhã e pancadas de chuvas à tarde e à noite / Ventos fracos á moderados

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação