Novidade

Serviços do Detran-DF são disponibilizados por meio do cadastro gov.br

Mais uma facilidade para a população que poderá fazer uso das ferramentas digitais da autarquia utilizando o mesmo cadastro do portal do governo federal

Correio Braziliense
postado em 22/09/2022 00:18
 (crédito: Juliana Andrade/CB/D.A Press)
(crédito: Juliana Andrade/CB/D.A Press)

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou uma novidade para acesso aos serviços digitais da autarquia. Desde a última terça-feira (20/9), é possível realizar o cadastro por meio do sistema do governo federal. Tanto no portal de serviços da autarquia quanto no aplicativo Detran Digital ,o cidadão pode escolher a opção “Entrar com gov.br”.

 

A opção foi disponibilizada de forma experimental no portal de serviços (www.portal.detran.df.gov.br). Em apenas um dia, foram contabilizados 14 mil acessos com cadastro do gov.br, mesmo sem ainda ter sido noticiado à população. A mesma funcionalidade foi disponibilizada no aplicativo Detran Digital desde segunda-feira (19/9).

Quem tem o cadastro biométrico no gov.br não precisa mais se cadastrar junto ao Detran-DF para usar as plataformas digitais da autarquia. Pessoas cadastradas no Detran-DF podem optar entre usar esse cadastro ou o do gov.br na hora do acesso. O login pelo gov.br está disponível para pessoa física. Pessoas jurídicas, que utilizam o CNPJ, ainda precisam acessar pelo login e senha cadastrados junto ao Detran-DF.

O acesso ao Portal de Serviços e ao aplicativo Detran Digital pelo gov.br é fruto de uma parceria do Detran-DF com a Secretaria de Governo Digital do Governo Federal. O Detran-DF é pioneiro entre os órgãos de governo local a implementar essa funcionalidade em seus acessos.

Segurança

De acordo com o nível de segurança do cadastro gov.br – bronze, prata ou ouro – mais serviços ficam disponíveis ao cidadão. Quem tem acesso bronze poder acessar os serviços básicos. O prata ou ouro pode acessar praticamente todos os serviços digitais do Detran-DF. A transferência de propriedade de veículos – a Transferência Eletrônica Inteligente (TEI) – estará disponível para quem tem acesso ouro. Mas a autarquia ainda não confirmou quando.

Com informações do Detran-DF

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação