Abastecimento

Barragem do Descoberto opera com menos da metade da capacidade

A bacia de Santa Maria atingiu o menor nível em três anos. São os piores registros desde que o Distrito Federal sofreu racionamento de água

Isac Mascarenhas*
postado em 22/09/2022 14:00
 (crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)
(crédito: Breno Fortes/CB/D.A Press)

O reservatório do Descoberto, o principal responsável pelo abastecimento de água de Brasília, está operando nesta quinta-feira (22/9), com 49,9% da capacidade. A segunda bacia mais importante do DF, de Santa Maria, está com 79,7% do volume total.

De acordo com a Caesb, o Descoberto abastece metade da população do DF, enquanto Santa Maria alimenta mais de 511 mil moradores. Há um ano, o reservatório estava mais cheio e registrava 64,6%. Na mesma data de 2021, a bacia Santa Maria operava com 86,4% da capacidade.

Apesar da baixa, o nível está acima do valor de referência para o mês de setembro, que é de 48%. Já para Santa Maria, o nível está um pouco mais acima que a referência, que é de 74,4% para este mês. Os dados são da Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa).

A última vez que o Descoberto esteve abaixo da metade foi há mais de dois anos, em 2 de fevereiro de 2018. Na época, a capital enfrentava a crise hídrica que levou os brasilienses a racionarem água por quase um ano e meio.

No auge da escassez, o reservatório do Descoberto chegou a marcar 5,3%, em novembro de 2017. Neste mesmo mês, a bacia de Santa Maria atingiu o menor grau da história, 21,6%.

A Caesb descarta um novo racionamento, já que a margem das barragens está dentro dos níveis de segurança. Embora o órgão não expresse preocupação, ainda assim, aconselha a população a usar a água com consciência. “Verifique possíveis vazamentos, prefira plantas que necessitem de menos água, reutilize água de limpeza para limpar o chão, instale torneiras econômicas", recomenda a nota da Caesb”.

Previsão de chuvas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as regiões do Entorno e do norte do DF, onde estão os reservatórios, podem esperar fortes chuvas para o fim de semana. O escoamento da água pode ajudar a elevar o nível das bacias.

Nesta quinta (22/9), o instituto emitiu alerta laranja para tempestades em Brasília. Esse é o segundo patamar mais alto na escala de gravidade do Inmet e teve início às 10h33 para se estender até a noite, às 22h.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação