Eleições 2022

Aplicativo e-título permite acesso rápido às informações do eleitor

Aplicativo permite o acesso fácil a título de eleitor digital, situação eleitoral e local de votação

Correio Braziliense
postado em 25/09/2022 03:55 / atualizado em 28/09/2022 21:22
 (crédito: pri-2509-e-titulo)
(crédito: pri-2509-e-titulo)

O aplicativo e-título é uma ferramenta que permite ao eleitor acessar informações individuais que estão sob a guarda da Justiça Eleitoral. O app também foi criado com o objetivo de diminuir o volume de impressão de títulos e segundas vias de documentos.

Para ativar o e-título, basta baixar o aplicativo em seu celular ou tablet. O eleitor pode ingressar com o número do CPF, sem precisar digitar o número do título de eleitor.

Quando o cadastro for aprovado, o eleitor responderá algumas perguntas de segurança. As perguntas podem ser referentes a algum documento pessoal ou sobre qual o seu local de votação. Caso a pessoa não se lembre do local de votação, pode acessar o site oficial do TSE (tse.jus.br).

O aplicativo apresenta dados como zona eleitoral, situação cadastral, além da certidão de quitação eleitoral e da certidão de crimes eleitorais. Além disso, o aplicativo poderá ser utilizado para justificar a ausência ao pleito no dia da eleição e depois da eleição. Para o eleitor que ainda não fez o cadastro biométrico, é necessário apresentar um documento oficial com foto sempre que for usar o título digital.

Título Net

Em razão da pandemia da covid-19, a Justiça Eleitoral ampliou o Título Net. No sistema é possível fazer a solicitação de alistamentos eleitorais, transferências de domicílio e a revisão de dados cadastrais, como mudança de município (transferência), alteração de dados pessoais, alteração do local de votação por justificada necessidade de facilitação da mobilidade e revisão para regularização de inscrição cancelada.

Para realizar o atendimento remoto pelo Título Net deve-se verificar se há alguma pendência ou débito. Após quitar, é preciso aguardar a identificação do pagamento pela Justificação eleitoral e o registro na inscrição pela zona eleitoral onde for inscrito o eleitor. Em caso de urgência, é aconselhável entrar em contato com a zona eleitoral onde for inscrito o eleitor e ficar quite quanto ao débito.

O que está disponível no app

Consulta de débitos: por meio do app, é possível emitir a guia de pagamento dos débitos mais comuns com a Justiça Eleitoral. Após liquidar a dívida, o eleitor deverá proceder como de costume para comprovar a quitação do débito.

Mesário voluntário: o aplicativo passa, agora, a permitir também que o eleitor se cadastre como mesário voluntário, opção que equivalerá a uma declaração presencial apresentada no cartório eleitoral.

Emissão de certidão: o eleitor poderá, por intermédio do app, emitir as certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais.

Consulta de locais de justificativa: agora, o eleitor poderá consultar os locais aonde poderá ir para justificar a ausência à urna.

Justificativa do voto: outra novidade que será implementada no futuro é a possibilidade de justificar a ausência às urnas pelo app. O eleitor poderá anexar documentos comprobatórios da ausência usando o próprio e-título.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação