Ciência

UnB inaugura mostra sobre evolução do planeta no Museu de Geociências

A mostra '3 Atos, conhecendo a Terra' está aberta todos os dias para visitação. O objetivo é explorar a relação do homem com o espaço que o cerca, com conhecimento geofísico, geológico e das ciências ambientais

Correio Braziliense
postado em 28/09/2022 10:17 / atualizado em 28/09/2022 10:17
 (crédito: Raquel Aviani/Secom UnB)
(crédito: Raquel Aviani/Secom UnB)

O Museu de Geociências da Universidade de Brasília (UnB) oferece ao público a exposição 3 Atos, conhecendo a Terra. O museu fica localizado no Instituto de Ciências Sociais (ICC) Centro, também conhecido como Minhocão, e o objetivo da mostra é explorar a relação do homem com o espaço que o cerca e a passagem do tempo. Com linguagem acessível a todos os públicos, a exposição oferece conhecimento sobre a evolução do planeta Terra nas áreas de geofísica, geologia e ciências ambientais. As visitas podem ser feitas todos os dias e as escolas podem solicitar a visita guiada por meio de agendamento prévio no site, em horários de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Coordenadora do Museu de Geociência (MGEO), Paola Barbosa ressaltou, em cerimônia de inauguração, a importância da preservação do patrimônio natural e o reconhecimento da relação entre ciência pura e aplicada. “O MGEO é uma janela do Instituto de Geociências (IG) para a sociedade e nosso objetivo com essa nova exposição é que essa janela se amplie ainda mais. O que temos no MGEO é resultado do esforço contínuo de diversas e diversos professores que nos antecederam no IG. Cada peça exposta hoje contém a história do trabalho científico, acadêmico e extensionista do nosso instituto”, explicou Paola.

  • UnB inaugura exposição sobre evolução do planeta no Museu de Geociências Raquel Aviani/Secom UnB
  • Visitas são abertas ao público de todas as idades. Escolas podem agendar visita guiada pelo site no Museu de Geociências Raquel Aviani/Secom UnB
  • Divida em três atos e separados cronologicamente e por tema, a exposição é conectada de forma dinâmica, interdisciplinar, com panorama narrativo da transformação da Terra. Raquel Aviani/Secom UnB
  • Com linguagem acessível a todos os públicos, a exposição oferece conhecimento sobre a evolução do planeta Terra nas áreas de geofísica, geologia e ciências ambientais. Raquel Aviani/Secom UnB
  • A mostra 3 Atos, Conhecendo a Terra, está aberta todos os dias para visitação. Raquel Aviani/Secom UnB

Divida em três atos separados cronologicamente e por tema, a exposição é conectada de forma dinâmica, interdisciplinar, com panorama narrativo da transformação da Terra. O primeiro ato percorre os primórdios de formação do planeta com exposição de amostras de meteoritos.

O segundo ato, por sua vez, aborda a vida no planeta e demonstra a importância do estudo de camadas rochosas em relação ao tempo. Enquanto isso, o terceiro e último ato se refere aos recursos minerais e aos registros arqueológicos que demonstram os traços humanos na terra.

Presente e passado

Uma das peças clássicas do museu é A Caverna, que fecha a exposição com poesia. Locais que, há milênios, foram ocupados por seres humanos, as cavernas registram não só a ocupação humana, mas a própria evolução do planeta, relacionando o presente com o passado.

Reitora da UnB e geóloga, Márcia Abrahão pontuou a importância dos museus científicos. “É uma honra estar aqui hoje. Nós temos trabalhado para cada vez mais (para) termos essa rede de museus em Brasília. É necessária uma política governamental nesse sentido. Com a associação de reitores, a Andifes, criamos uma comissão de museus para tentarmos avançar nos museus científicos, que são de extrema importância”, destacou.

Funcionamento

A exposição tem entrada gratuita e atende todas as idades. As instituições de ensino podem agendar uma visita guiada por meio do site do Museu de Geociências, de segunda à sexta-feira, de 7h às 19h.

Endereço: ICC Centro, conhecido como Minhocão (UnB)

Confira algumas regras:

  • Os visitantes não devem trazer mochilas, pois ainda não há escaninhos;
  • Não é permitido o consumo de água e alimentos dentro do museu;
  • Os banheiros comunitários encontram-se nos corredores do ICC e/ou subsolo;
  • São permitidas fotografias e gravação de vídeos no museu. Incentiva-se essa prática e pede-se que, sempre que fotos forem tiradas, que sejam marcadas as páginas @mgeounb @oficinas.mgeo (instagram) usando as hashtags #museusdegeociências #visitasguiadas #oficinaseducativas #unbsualinda

Com informações da Secom UnB

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação