Trânsito

Vídeo: Detran dá dicas para motoristas sobre os riscos de dirigir na chuva

Órgão alerta condutores sobre os cuidados em relação às pistas molhadas, que ficam escorregadias depois do período de estiagem, e quanto à manutenção dos veículos

Correio Braziliense
postado em 28/09/2022 16:04 / atualizado em 28/09/2022 16:06
 (crédito:  Minervino Júnior/CB)
(crédito: Minervino Júnior/CB)

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) divulgou um vídeo, nesta quarta-feira (28/9), com dicas aos condutores sobre os riscos em consequência das chuvas. O início do período pluvial, segundo o órgão, é o mais perigoso. Com isso, é preciso ficar atento à baixa visibilidade — causada pelo embaçamento dos vidros —, pista molhada e poças de água em alguns pontos, que podem deixar a direção mais arriscada, provocando colisões, capotamentos e atropelamentos de pedestres.

Com o longo período de estiagem, há chances de acúmulo de resíduos de óleo, poeira e combustível nas vias que, quando entram em contato com a água, tornam-se uma camada fina e deslizante, deixando o asfalto escorregadio e com baixa aderência. Por isso, é importante reduzir a velocidade do automóvel e permanecer a uma distância segura de outros veículos. Revisar o estado dos pneus também é essencial para evitar acidentes, uma vez que, se estiverem muito desgastados, podem dificultar a frenagem de segurança devido à superfície deslizante.

Medidas

O Detran alerta, ainda, para o uso de ar-condicionado e abertura dos vidros, para evitar a baixa visibilidade na hora da direção. Outro cuidado é a constante manutenção do limpador de para-brisa e as condições da borracha. Isso, de acordo com o órgão, serve para observar o funcionamento das palhetas, que costumam ressecar no período de estiagem e, na hora de serem acionadas, não tiram a água corretamente.

O condutor também precisa revisar a instalação elétrica do carro, já que a é comum a queima de lâmpadas e fusíveis no período das chuvas. “Acender as luzes de posição —  lanternas e faroletes — facilita a visualização do veículo por outros condutores e por pedestres. Sob chuva forte, é recomendado o uso do farol baixo”, informa o órgão.

Pedestre

Outra atenção que deve ser redobrada é em relação aos pedestres, principalmente em lugares de grande circulação. O Detran relembra que, de acordo com o artigo 171 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é infração usar o veículo para arremessar água ou detritos sobre pedestres ou carros. A ação pode gerar ao condutor perda de 4 pontos na habilitação e R$ 130,16 de multa. O órgão também reitera que é proibido fazer ultrapassagens próximas aos pontos de travessia.

“O descumprimento dessa regra gera grande risco de acidentes, principalmente em época de chuvas, onde a visibilidade — tanto do pedestre quanto do condutor — está mais comprometida”, informa o Detran. Caso o motorista ultrapasse outros veículos pela contramão nas faixas de pedestre, infração é considerada gravíssima, será penalizado com multa de R$ 1.467,35. Se estiver no período de 12 meses de reincidência, a multa será aplicada em dobro.

Com informações do Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF)

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação