ELEIÇÕES 2022

"Iges trouxe muitos prejuízos para o DF", afirma Leila do Vôlei

Candidata do PDT ao GDF, Leila do Vôlei afirmou, em entrevista, ao Correio que tem interesse em restabelecer a Fundação Hospitalar. A senadora também destacou que vai trabalhar bem com "qualquer um" dos presidenciáveis eleitos

Correio Braziliense
postado em 28/09/2022 16:10 / atualizado em 28/09/2022 16:10
 (crédito:  Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)
(crédito: Marcelo Ferreira/CB/D.A Press)

A senadora Leila do Vôlei (PDT), que disputa o governo do Distrito Federal, disse, em sabatina no Correio nesta quarta-feira (28/9), ter interesse em restabelecer a Fundação Hospitalar do DF, extinta em 2000. A afirmação foi feita em meio a críticas ao Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges), implementado pelo atual governador Ibaneis Rocha (MDB). A candidata foi a quarta participante da série de entrevistas com os postulantes ao Palácio do Buriti promovida pelo CB.Poder, programa feito em parceria entre Correio e TV Brasília.

"A intenção inicial do Iges era o Instituto Hospital de Base (criado pelo ex-governador Rodrigo Rollemberg). No fim do governo Rollemberg, o Hospital de Base estava incrível, o atendimento tinha melhorado muito, e estava funcionando. Quando o governador (durante a campanha de 2018) diz que iria extinguir mas depois cria o Iges, não dá para confiar", criticou, durante a entrevista à jornalista Ana Maria Campos.

A candidata opinou, ainda, que o Iges não se mostrou positivo. "Esse modelo trouxe muitos prejuízos para o DF, não só na prestação de serviços, mas o rombo, de quase meio bilhão de reais. Por mais que a gente tente continuar e reestruturar, dando mais transparência, não vai mais convencer a população de que é um bom modelo. Temos buscado repensar a gestão, de repente com administração direta, como era a Fundação Hospitalar. Seria um modelo perfeito para melhorar não só a prestação de serviços, mas também as estruturas dos hospitais."

Leila do Vôlei, que é do mesmo partido que Ciro Gomes, candidato à presidência da República, garantiu que vai dialogar com qualquer que seja o próximo ocupante do Palácio do Planalto. "Estou há quatro anos no Senado, sou de oposição e ajudei a aprovar 15 leis. Isso mostra minha capacidade. Descobri uma habilidade, que acredito ter trazido do esporte, de dialogar, ser resiliente, persistir, convencer e mostrar meu ponto de vista. Certamente, terei essa facilidade com o próximo governo federal. Vou bater na porta de qualquer um que vier. Por Brasília, a gente se submete a qualquer situação."

Confira abaixo a entrevista completa.

Ordem de votação na urna

  • Deputado federal - quatro dígitos
  • Deputado estadual ou distrital - cinco dígitos
  • Senador - três dígitos
  • Governador - dois dígitos
  • Presidente - dois dígitos

Como será no dia das eleições

Dia e horário de votação: o primeiro turno será no domingo (2/10), das 8h às 17h, no horário de Brasília. O segundo turno, caso necessário, será em 30 de outubro.

Onde votar: o eleitor pode conferir o local de votação no site do TSE. Ou por meio do aplicativo e-Título, acessando "onde votar".

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação