Saúde Pública /

Tuberculose perpassa séculos e ainda preocupa profissionais da saúde

A doença identificada em 1882 continua sendo um problema de saúde pública em todo o mundo. Nos últimos cinco anos o DF registrou 1.939 casos novos e vai contar com um tratamento especial

Luciana Duarte*
postado em 21/10/2022 06:00

Doença identificada no início do século 19, a tuberculose ainda é um problema de saúde pública que causa a morte de 4,5 mil brasileiros todos os anos. No Distrito Federal, 73 pessoas morreram e 1.939 casos novos foram diagnosticados nos últimos cinco anos. Com a intenção de atender pacientes que possuem a forma resistente da doença, os drogarresistentes, a Fundação de Empreendimentos Científicos e Tecnológicos (Finatec) trabalha na estruturação de um projeto financiado pelo Ministério da Saúde por meio de uma carta-acordo com a Organização Panamericana de Saúde (Opas).

Uma equipe de 60 pessoas vai executar o projeto. À Finatec caberá as partes administrativa e operacional para colocar seis unidades em funcionamento no próximo ano. "Até o final do ano estaremos comprando equipamentos e treinando as equipes do SUS que atuarão no acompanhamento dos pacientes", segundo Mauro Sanchez, coordenador do projeto e professor-adjunto do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências da Saúde da UnB.

Além da capital federal, outras cinco cidades (Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, Salvador e Belém) desenvolverão o programa dentro de unidades de referência de atendimento à saúde pública. "Em Brasília, a equipe será formada por oito profissionais de saúde e possibilitará o monitoramento de todos os pacientes com tuberculose drogarresistente", enfatizou Mauro Sanchez.

Todos os anos o Brasil registra cerca de mil casos de tuberculose drogarresistentes e a maioria dos casos se deve à conduta adotada assim que a doença é diagnosticada. Segundo o professor, "a resistência pode ser causada, principalmente, pelo uso inadequado dos medicamentos, incluindo o abandono ou mesmo o descuido do paciente com o procedimento e, também, pela prescrição inadequada dos remédios". E nesses casos o tratamento pode demorar entre 6 e 24 meses.

O acompanhamento dos pacientes se propõe, principalmente, a acompanhar as reações adversas causadas pelos medicamentos em uso. "Os efeitos farmacológicos mais comuns, eventualmente apresentados, são a perda visual, auditiva e alteração cardíaca. Todos os problemas ocorrem de forma progressiva e lenta, por isso é preciso monitorar e evitar a evolução", ressalta Marcos.

Para saber mais

O Brasil não é o único país com o desafio de erradicar a doença, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), uma em cada quatro pessoas no mundo tem cepas do Mycobacterium Tuberculosis, nome científico do bacilo causador da doença.

Embora os números seja elevados, parte dos portadores do bacilo são parcialmente imunes à doença. O desenvolvimento da tuberculose ocorre com mais facilidade em pessoas com o sistema imunológico comprometido. Portadores de doenças — imunodepressoras, desnutrição, tabagistas, alcoolistas e pessoas menores de dois anos e maiores de 60 — são mais vulneráveis. Entretanto, "a doença crônica com maior incidência concomitante com a tuberculose é a diabetes'', segundo o pneumologista e professor da Universidade de Brasília (UnB) Ricardo Martins.

*Estagiária sob a supervisão de Márcia Machado

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Dados da tuberculose no Brasil e no Distrito Federal

Anualmente, no Brasil, são notificados mais de 80 mil casos de tuberculose e em torno de 10% dos infectados abandonam o tratamento antes de completá-lo, correndo o risco da doença voltar a se manifestar.

Distrito Federal

2018

Mortes: 15

Abandono de tratamento: 46

Casos registrados: 430

2019

Mortes: 17

Abandono de tratamento: 41

Casos registrados: 442

2020

Mortes: 22

Abandono de tratamento: 39

Casos registrados: 381

2021

Mortes: 10

Abandono de tratamento: 47

Casos registrados: 402

2022 (dados até 3 de outubro)

Mortes: 9

Abandono de tratamento: 6

Casos registrados: 284

 

Brasil

2018

Mortes: 3.340

Abandono de tratamento: 12.277  

Casos registrados: 94.265

2019

Mortes: 3.359

Abandono de tratamento: 12.640  

Casos registrados: 95.953  

2020

Mortes: 3.160

Abandono de tratamento: 11.489 

Casos registrados: 86.302

2021

Mortes: 2.614  

Abandono de tratamento: 4.727  

Casos registrados:  85.219  

 

fonte: SES e Ministério da Saúde

 

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação