Caos aéreo

Incidente em Congonhas gera atrasos e cancelamentos de voos em Brasília

Até o meio dia desta segunda-feira (10/10), totalizam-se 30 voos cancelados e 18 atrasados, entre chegadas e partidas

Mila Ferreira
postado em 10/10/2022 13:01 / atualizado em 10/10/2022 13:24
 (crédito: Mila Ferreira)
(crédito: Mila Ferreira)

A interdição da pista principal do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, no domingo (9/10), devido a um incidente com uma aeronave de pequeno porte, impactou diretamente diversos voos previstos para chegar e sair do Aeroporto Internacional de Brasília nesta segunda-feira (10/10). Decolagens com destino a outras regiões do país também foram afetadas por conta do ajuste da malha. Entre atrasos e cancelamentos, 48 voos que chegariam ou partiriam de Brasília foram afetados.

De acordo com a Inframérica, administradora do Aeroporto de Brasília, contabilizaram-se, ao todo, 14 voos cancelados, entre partidas e chegadas, de Congonhas para Brasília; 9 voos cancelados para outros destinos; 18 voos atrasados no total e 7 voos cancelados somente na manhã de segunda-feira (10/10). A concessionária pede que os passageiros confiram o status dos voos diretamente com a companhia aérea.

A advogada Fabiana Attie deveria ter voado de Brasília para Congonhas às 20h35 de domingo, com o filho de seis anos, mas acabou tendo que passar a noite na capital federal e remarcar o voo para o meio-dia desta segunda-feira (10/10). "Perdi compromisso de trabalho, meu filho perdeu escola e médico que estava marcado para segunda de manhã", contou ela. A passageira disse ainda que a companhia aérea não remarcou nem cancelou o voo. Ela resolveu remarcar a viagem para a manhã seguinte depois de esperar por duas horas e meia e não conseguir embarcar. "Não remarcaram e nem realocaram ninguém. Um funcionário que me aconselhou a ir embora e remarcar o meu voo, porque eles não iriam cancelar para evitar tumulto e não congestionar. Tive de pagar hotel do meu bolso para passar a noite em Brasília", completou a advogada. Fabiana alega que vai processar a companhia aérea.

Pista interditada

A pista principal do Aeroporto de Congonhas foi interditada neste domingo (9/10) após o pneu de pouso traseiro de uma aeronave de pequeno porte estourar durante o pouso. Após a aterrissagem, por volta das 13h30, o jatinho ficou parado na pista, próximo ao barranco, o que provocou atrasos. De acordo com a Infraero, o incidente não deixou feridos. 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação