Operação perseguidores

Homem é preso por perseguir ex-mulher e descumprir medida protetiva

Ex-marido estaria inconformado com a separação e passou a perseguir a ex-esposa, chegando a ameaçá-la de morte

Mila Ferreira
postado em 10/10/2022 15:38 / atualizado em 10/10/2022 15:39
 (crédito: Nino Carè/Pixabay)
(crédito: Nino Carè/Pixabay)

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu, na última sexta-feira (7/10), um homem de 44 anos de idade por descumprir medidas protetivas e pelo crime stalking — perseguição constante que ameaça a integridade física e psicológica de alguém — contra a ex-esposa, de 30 anos. Com isso, foi deflagrada nova fase da operação Perseguidores, que consiste em uma ação contínua da 38ª Delegacia de Polícia que tem por objetivo reprimir a atuação de stalkers na região administrativa de Vicente Pires.

Em ação conjunta, policiais civis da 38ª DP e da 12ª DP foram até a casa da vítima situada na Colônia Agrícola Samambaia e encontraram o autor em frente ao portão, local onde ele recebeu a voz de prisão e foi conduzido para a 12ª DP. O homem foi indiciado pelos crimes de lesão corporal, ameaça, perseguição e descumprimento de medidas protetivas. Caso condenado, ele está sujeito a uma pena que pode alcançar  9 anos de prisão.

Segundo informações da PCDF, no último dia 14 de setembro, após uma discussão com a ex-esposa, o homem a segurou fortemente pelos punhos e braços, a ameaçou de morte e saiu de casa logo depois. A vítima registrou os fatos na 38ª DP, em Vicente Pires, e requereu medidas protetivas, que foram deferidas pela Justiça. Com isso, o autor ficou proibido de contatar a mulher por qualquer meio de comunicação e de se aproximar dela ou de sua residência. Mesmo assim, inconformado com a separação, o homem passou a enviar insistentes mensagens e e-mails a ela, levando-a a registrar nova ocorrência policial.

Não satisfeito, o autor passou a ir até a casa da ex-esposa para tentar conversar pessoalmente, chegando ao ponto de persegui-la e abordá-la na rua enquanto ela passeava com o cachorro. De acordo com o relato da vítima, o autor criou um perfil falso no WhatsApp com o nome de um ex-namorado dela para tentar um contato. Após a formalização da prisão, o homem foi recolhido à carceragem da Divisão de Controle e Custódia de Presos (DCCP), onde permanecerá à disposição da justiça.

Crime de stalking

Segundo a Lei nº 14.132, o stalking é o ato de perseguir alguém, reiteradamente e por qualquer meio, ameaçando-lhe a integridade física ou psicológica, restringindo-lhe a capacidade de locomoção ou, de qualquer forma, invadindo ou perturbando sua esfera de liberdade ou privacidade.

Procure ajuda

Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência — Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República.
Telefone: 180 (disque-denúncia)

Centro de Atendimento à Mulher (Ceam) De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h
Locais: 102 Sul (Estação do Metrô), Ceilândia, Planaltina

Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (Deam)
Entrequadra 204/205 Sul — Asa Sul (61) 3207-6172

Ministério dos Direitos Humanos
Disque 100

Programa de Prevenção à Violência Doméstica (Provid) da Polícia Militar
Telefones: (61) 3910-1349 / (61) 3910-1350

 

 


 

 

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação