Pandemia

Com explosão de casos, MPDFT quer informações sobre medidas contra covid

Em um prazo de 10 dias, Secretaria de Saúde e Casa Civil deverão prestar informações sobre medidas de enfrentamento contra aumento de casos na capital. Taxa de transmissão cai, mas segue acima de 1, o que indica que a pandemia não está sob controle

Pablo Giovanni*
postado em 03/06/2022 18:55 / atualizado em 03/06/2022 18:55
 (crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) protocolou um ofício, nesta sexta-feira (3/6), pedindo informações sobre medidas que estão sendo tomadas pelo Executivo local para o enfrentamento do aumento de casos de covid-19 no Distrito Federal. A Casa Civil, que recebeu o requerimento, deverá também prestar informações a respeito do planejamento do GDF sobre o combate imediato do aumento expressivo dos casos, além da elevada taxa de transmissão na capital federal.

A força-tarefa de enfrentamento à covid-19 ainda requisitou informações à Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) para que haja a ampliação da testagem na população. Atualmente, a testagem ampliada acontece apenas na UBS 1 da Asa Sul (612 Sul) e na Rodoviária do Plano Piloto — este último com relatos de longas filas nos últimos dias. As UBSs aplicam o teste conforme critérios estabelecidos em protocolo interno da SES-DF. O MP ainda solicitou à SES-DF o percentual de positividade dos testes.

Ambas as secretarias deverão prestar informações em um prazo de 10 dias. Para o coordenador da força-tarefa do MPDFT, procurador Eduardo Sabo, o aumento de casos de covid-19 na capital federal, apesar de não serem graves, traz um alerta para que decisões pelo Executivo local precisam ser feitas.

“Nos cabe fazer um alerta, primeiro à sociedade para que continue e, inclusive, faça questão do uso das máscaras, da higiene com relação às mãos, mas também ao próprio governo, que tem que aprimorar o sistema de atendimento e ampliar a testagem. Este é um momento delicado, em que todos devemos estar em sintonia: o governo deve aplicar as medidas corretas para evitar a proliferação desta pandemia e a sociedade cumprir as regras necessárias para uma boa convivência”, comentou.

Secretário testa positivo

O secretário de Saúde do Distrito Federal, general Manoel Pafiadache, testou positivo para o novo coronavírus na quinta-feira (2/6). O secretário apresenta sintomas leves da doença e ficará em isolamento domiciliar, conforme orientação médica.

Pafiadache completou o ciclo vacinal e tomou a quarta dose de reforço, o que acabou contribuindo para que ele apresentasse um quadro estável da doença. A coletiva de imprensa que estava marcada para esta quinta — em que a Secretaria de Saúde (SES-DF) atualiza dados importantes da pandemia no Distrito Federal — foi reagendada para a próxima semana.

“O general Pafiadache aproveita para, mais uma vez, convidar a todos que necessitem iniciar o ciclo vacinal ou receber dose de reforço que procurem os pontos de vacinação”, salientou a pasta, em nota.

Taxa de transmissão cai

A taxa de transmissão da covid-19 no Distrito Federal atingiu 1,43 nesta sexta-feira (3/6). É a terceira queda seguida do índice, que chegou a 1,5 na terça-feira (31/5). Apesar da redução, o resultado segue acima de 1, o que indica descontrole na pandemia. A taxa desta sexta (3/6) aponta que cada grupo de 100 brasilienses com a doença pode transmiti-la a outras 143 pessoas, em média.

Pelo segundo dia consecutivo, o DF não registrou nenhuma morte em decorrência da covid-19. É a sexta vez, desde o início da crise sanitária, que isso ocorre. A quantidade de casos diários registrados, porém, segue acima de 2 mil desde segunda-feira (30/5). Nesta sexta-feira (3/6), a Secretaria de Saúde confirmou 2.304 infecções.

A capital do país acumula 718.242 casos de covid-19 desde o começo da pandemia, dos quais 690.459 (96,1%) são considerados recuperados. No total, o DF amarga 11.692 vidas perdidas pela doença.

*Estagiário sob a supervisão de Sibele Negromonte

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação