Fogo

Incêndio próximo à Chapada dos Veadeiros consome até 60km² de vegetação

Corpo de Bombeiros Militar de Goiás combate as chamas desde a última sexta-feira. A suspeita é de que o fogo tenha começado após um raio cair no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Pedro Marra
postado em 13/10/2022 14:18
Bombeiros de Goiás combatem incêndio em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros -  (crédito: CBMGO/Divulgação)
Bombeiros de Goiás combatem incêndio em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros - (crédito: CBMGO/Divulgação)

Um incêndio na Área de Preservação Ambiental (APA) Pouso Alto, nas proximidades da Chapada dos Veadeiros, atingiu de 50km² a 60km² de vegetação da área. O Corpo de Bombeiros Militar de Goiás (CBMGO), que atua na ocorrência desde a última sexta-feira (7/10), segue no combate às chamas.

  • Bombeiros de Goiás combatem incêndio em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros CBMGO/Divulgação
  • Bombeiros de Goiás combatem incêndio em Cavalcante, na Chapada dos Veadeiros CBMGO/Divulgação

Segundo a corporação, o local é de difícil acesso e a extensão da linha do incêndio dificulta as ações das equipes que atuam em três frentes. Em Cavalcante (GO) — a 312km de Brasília —, o tenente Lucas Maciel dos Reis Silva informa que o incêndio possivelmente foi provocado por um raio. Neste momento, o fogo se dividiu em três frentes.

"Estamos combatendo, desde ontem (quarta, 12), a frente do meio e estamos na cabeça do incêndio. Acabamos de finalizar o combate com o aceiro e ajuda dos nossos equipamentos", detalha.

O militar confirma que a equipe de bombeiros apagou aproximadamente 14km² de linha de fogo dos 45km² totais das chamas durante o trabalho feito desde essa terça-feira (11/10). "Agora, o nosso trabalho vai passar a ser monitorar as outras duas três frentes para ver o momento correto de a gente fazer o combate", finaliza.

Confira um vídeo do combate feito na manhã desta quinta-feira (13/10).

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação