Covid-19

Com taxa de transmissão acima de 1, DF terá testagem e vacinação reforçadas

A Secretaria de Saúde destacou que mais de um milhão de pessoas não retornaram para o primeiro reforço da vacinação, criando uma preocupação para o fim de ano por causa das das festas e viagens

Arthur de Souza
postado em 13/10/2022 16:43 / atualizado em 13/10/2022 16:44
A lista completa das UBSs em funcionamento serão divulgados nesta sexta (14/10), no site da secretaria. -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
A lista completa das UBSs em funcionamento serão divulgados nesta sexta (14/10), no site da secretaria. - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

A Secretaria de Saúde Distrito Federal (SES-DF) voltou a ligar o sinal de alerta para a taxa de transmissão da covid-19 na capital do país. Segundo a publicação mais recente da pasta, na terça-feira (11/10), o índice chegou a 1,01 e, por isso, vai reforçar as unidades básicas de saúde (UBS) para testagem e vacinação contra a doença neste sábado (15/10).

Além disso, o órgão informou que a busca ativa por pessoas para vacinar também vai acontecer neste sábado (15/10). Os pontos onde o veículo vai percorrer e a lista completa das UBSs em funcionamento serão divulgados nesta sexta (14/10), no site da secretaria.

Ainda de acordo com a SES-DF, qualquer pessoa que apresente sintomas gripais precisa ir às UBSs realizar o teste, para fazer o isolamento correto e não contaminar aqueles que correm maior risco (comorbidades).

A pasta da saúde destacou que mais de um milhão de pessoas não retornaram para o primeiro reforço da vacinação e, por isso, o cenário cria uma preocupação para o fim de ano na cidade — festas, viagens e o aumento de pessoas transitando no aeroporto internacional de Brasília.

Números mais recentes

De acordo com o boletim epidemiológico da terça-feira (11/10), foram 76 casos positivos nas 24 horas anteriores à data. Com isso, o DF chega à marca de 839.623 infectados desde o início do monitoramento da pandemia — 20 de março de 2020. Destes, 827.504 se recuperaram, o que representa 98,6%.

O Distrito Federal está há 12 dias sem registrar mortes em decorrência da covid-19. Nesta terça-feira, a SES-DF informou que nenhum óbito ocorreu ou foi notificado. Mas, desde o início da pandemia, mais de 11 mil pessoas não resistiram ao Sars-CoV-2 e perderam a vida.

Sobre as médias móveis, o Correio complementa que a de mortes está nula, indicando estabilidade, se comparada há duas semanas. Ao mesmo tempo, a média móvel de infecções chegou a 68, atingindo 12% em relação há 14 dias, o que também demonstra estabilidade.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação