Saúde

DF registra três casos de varíola dos macacos e acumula 287 infectados

Maioria dos infectados é do sexo masculino. No total, o Distrito Federal contabilizou 287 habitantes atingidos pela doença até o momento

Mila Ferreira
postado em 17/10/2022 21:32 / atualizado em 17/10/2022 23:41
Doença infecciosa já provocou o óbitos no Brasil -  (crédito: Freepik/Reprodução)
Doença infecciosa já provocou o óbitos no Brasil - (crédito: Freepik/Reprodução)

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal divulgou, nesta segunda-feira (17/10), novo informe epidemiológico sobre a varíola dos macacos — ou monkeypox — com três novos casos da doença desde o último levantamento, publicado na quinta-feira (13/10). Ao todo, o DF tem 287 infectados até o momento.

Do total, 276 são do sexo masculino; e 11, do sexo feminino. Os exames laboratoriais descartaram outros 667 casos que estavam em investigação. Há 245 suspeitas em investigação. O Plano Piloto é a região administrativa com maior número de ocorrências da varíola do macaco, com 56 doentes. Águas Claras tem 34 moradores infectados, Samambaia tem 25, Ceilândia e Guará têm 20, cada uma. A maior parte das pessoas diagnosticadas está na faixa etária de 20 a 39 anos.

A transmissão da varíola dos macacos pode ocorrer com o contato direto com secreções respiratória, lesões de pele ou fluidos corporais de uma pessoa infectada. A infecção também se dá a partir do contato com superfície ou objetos recentemente contaminados. Os principais sintomas são febre e manchas com bolhas pela pele, mas as pessoas podem apresentar calafrios e linfadenopatia — inchaço em pequenas glândulas, especialmente em regiões perto do pescoço. É recomendado evitar contato com pessoas com diagnóstico positivo e higienizar bem as mãos.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação