Ecumenismo

Conheça a programação especial de aniversário do Templo da Boa Vontade

O monumento mais visitado da capital do país — segundo dados da Secretaria de Turismo — celebra a data oferecendo diversas atividades ecumênicas virtuais

Mila Ferreira
postado em 20/10/2022 06:00
 (crédito:  Mariana Lins )
(crédito: Mariana Lins )

"Entra, humanidade". Essas foram as palavras do jornalista, escritor e compositor José de Paiva Netto, fundador do Templo da Boa Vontade (TBV), ao abrir as portas do monumento, em 21 de outubro de 1989. "O TBV é um lugar onde todas as pessoas que tiverem necessidade de um agasalho para o sentimento poderão chegar e ser bem recebidas", declarou ele. Desde então, o templo tem recebido, em média, um milhão de peregrinos por ano. Para a celebração dos 33 anos do espaço, várias atividades ecumênicas ocorrem desde ontem até amanhã, todas em formato virtual, como forma de celebrar a conexão mística e histórica entre a idade do templo e a de Jesus Cristo.

"O templo promove a solidariedade, o amor, o respeito e, acima de tudo, a bandeira do ecumenismo. Promovemos a religiosidade, independentemente da crença religiosa de cada um. 33 anos é uma idade mística, idade de Cristo. Essa foi uma idade de redenção para Jesus, porque ele foi crucificado, mas ressuscitou e, com ele, todo o cristianismo", declarou Paulo Medeiros, administrador do Templo da Boa Vontade.

A técnica de enfermagem Rosemeire Lopes, 43, é uma peregrina fiel que, há cinco anos, visita o templo uma vez por mês. "Eu gosto de vir para descarregar o peso do dia-a-dia. O cotidiano é pesado, tem muita cobrança, muita coisa ruim que a gente vê. Aqui é um lugar que traz paz e tranquilidade. Eu gosto de vir pra cá, porque me sinto muito bem aqui, me sinto aliviada. Sinto a presença de Deus. Gosto de conhecer as formas de energizar a minha casa. Sempre que venho, eu adquiro pedras, cristais, pulseiras. Gosto de vir na fonte, lavar minhas mãos e criar essa áurea boa", disse ela.

Monumento mais visitado de Brasília — segundo dados da Secretaria de Turismo — e eleito uma das sete maravilhas da capital por votação popular, o Templo da Boa Vontade promoverá nesta quinta-feira (20/10), às 19h30, o Fórum Mundial Espírito e Ciência, onde cientistas e religiosos debaterão sobre a busca de respostas e caminhos que conduzam ao entendimento e à paz no mundo. Na sexta-feira (21/10), a programação começará pela manhã, às 10h, com o evento Boa Vontade Kids, onde crianças e familiares terão uma experiência artística e cultural, de aprofundamento nos ensinamentos de Jesus.

Às 14h, ocorrerá um grande ato ecumênico com o tema "Unidos em torno do amor, da paz e da fraternidade por um mundo melhor", em comemoração aos 33 anos do templo e ao dia do ecumenismo, que também é comemorado no dia 21/10. O ato contará com a participação de lideranças religiosas e de representantes de vários ramos do saber humano.

Um dos momentos mais esperados da programação é a sessão solene das 16 horas, quando o fundador do templo, José Paiva Netto, dará uma mensagem ecumênica de paz aos peregrinos e lançará a versão ampliada do livro "Jesus, o Libertador Divino". Às 20 horas, será apresentado o espetáculo de música legionária homônimo ao livro com a participação de mais de 400 profissionais voluntários vindos de todas as partes do Brasil, entre músicos, coralistas, instrumentistas, figurinistas, cenógrafos e técnicos de áudio e vídeo. "Aos 33 anos, Cristo atingiu a plenitude de sua autoridade divina. Será um marco histórico e uma apoteose espiritual", afirmou Paula Sueli, ministra pregadora do TBV e organizadora do espetáculo musical.

Desde o dia 1/10, está disponível online a mostra cultural e artística "O Rebanho Ecumênico de Jesus" e um tour virtual 360º pelo templo. Ambos ficarão disponíveis até o dia o último dia deste mês. Confira programação completa:

PROGRAMAÇÃO

Transmissão: Super Rede Boa Vontade de Comunicação (rádio, TV, internet e aplicativo Boa Vontade Play)

De 1º a 31/10
Mostra Cultural e Artística “O Rebanho Ecumênico de Jesus”
Exposição digital imersiva em 360º e Tour Virtual 360° interativo no Templo da Boa Vontade: www.mostra.academiajesus.com.br


Dias: 19 e 20/10 |19h30
Evento:Fórum Mundial Espírito e Ciência, da LBV
Tema: “Ciência e Fé por uma Cultura de Paz”
Transmissão: www.forumespiritoeciencia.org

Dia 21/10 | 14:00
Evento: Ato Ecumênico
Tema: “Unidos em torno do Amor, da Paz e da Fraternidade por um mundo melhor”
Transmissão: Canal no YouTube da Religião de Deus, do Cristo e do Espírito Santo

Dia 21/10 | 16:00
Evento: Sessão solene com o fundador do TBV, José de Paiva Netto e lançamento da versão revista e ampliada do livro "Jesus, o Libertador Divino".

Dia 21/10 | 10:00
Evento: Boa Vontade Kids —Os Soldadinhos de Deus, da LBV, no Templo da Boa Vontade
Transmissão: Super Rede Boa Vontade de Comunicação (Boa Vontade TV)

Dia 21/10 | 20:00
Evento: Espetáculo Música Legionária —Jesus, o Libertador Divino

Transmissão diretamente da Nave do TBV para: Super Rede Boa Vontade de Comunicação (Rádio, TV, aplicativo Boa Vontade Play e internet).

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

  • Rosimere Lopes aproveita o tempo livre para aliviar as tensões do dia a dia no templo
    Rosimere Lopes aproveita o tempo livre para aliviar as tensões do dia a dia no templo Foto: Mariana Lins
  •  19/10/2022 Crédito: Mariana Lins/Esp. CB. Templo da boa vontade
    19/10/2022 Crédito: Mariana Lins/Esp. CB. Templo da boa vontade Foto: Mariana Lins
  •  19/10/2022 Crédito: Mariana Lins/Esp. CB. Templo da boa vontade
    19/10/2022 Crédito: Mariana Lins/Esp. CB. Templo da boa vontade Foto: Mariana Lins
  • A mandala no centro do monumento é uma das representações do caráter universal do ambiente
    A mandala no centro do monumento é uma das representações do caráter universal do ambiente Foto: Mariana Lins
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação