Pais de pets

Entre o amor e o zelo: cuidados e desafios ao adotar uma animal de estimação

O Correio conversou com pessoas que cuidam de abrigos de animais e tutores que adotaram pets. Dois lados de uma história que requer reflexão e responsabilidades

Isac Mascarenhas*
José Augusto Limão*
postado em 30/10/2022 06:00 / atualizado em 31/10/2022 13:12
 20/10/2022. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Adoção de animais. Abrigo Fauna e Flora, na Ponte Alta do Gama. Orcilene Arruda, responsável pelo abrigo. -  (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)
20/10/2022. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Adoção de animais. Abrigo Fauna e Flora, na Ponte Alta do Gama. Orcilene Arruda, responsável pelo abrigo. - (crédito: Carlos Vieira/CB/D.A.Press)

A Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (PDAD) mostrou que, no ano passado, 49,6% das casas do Distrito Federal tinham animais de estimação. Ainda que a parcela seja grande, a missão de colocar um pet dentro de casa é algo que nem todas as pessoas estão preparadas para enfrentar. Os bichinhos trazem alegria, mas não são objetos e necessitam de cuidados especiais.

  • Registro do primeiro encontro de Luisa e Luna Fotos: Arquivo pessoal
  • Luisa e Luna, atualmente: amizade para sempre Arquivo pessoal
  • Marcelo e Mave: conexão no primeiro encontro Arquivo Pessoal
  • Antonio sobre Duque: "é um bom parceiro quando estou sozinho" Arquivo pessoal
  • 20/10/2022. Crédito: Carlos Vieira/CB/D.A Press. Brasil. Brasília - DF. Cidades. Adoção de animais. Abrigo Fauna e Flora, na Ponte Alta do Gama. Orcilene Arruda, responsável pelo abrigo. Carlos Vieira/CB/D.A.Press

Com o isolamento social durante o auge da pandemia da covid-19, muitos brasilienses buscaram nos pets uma forma de diminuir o desgaste psicológico provocado pela solidão. Foi nessa época o garçom Antônio Pereira, 55, começou a cogitar a possibilidade de adotar um cachorro. Durante toda a vida, Antônio gostou de cuidar de bichos de estimação e o pedido do neto foi o gatilho para que o cachorro Duque fosse adotado pelo morador de Planaltina. “Foi o filhote que me identifiquei de primeira e ele faz muito bem para mim, quando estou sozinho em casa ele é um bom parceiro'', celebra.

Antes adoção, Antônio alerta que o candidato a tutor de pet deve avaliar todos os cuidados que o animal vai demandar. “Tem que dar carinho, atenção, alimentar bem, porque ele só vai nos dar amor e carinho se cuidarmos”.

Wellington Fabiano, diretor do abrigo Flora e Fauna, instituição que acolhe cães e gatos em situação de risco, vítimas de abandono ou maus-tratos, explica que a adoção é uma oportunidade de mudar não só a vida do bichinho, como também a do tutor. "Quando você faz a adoção, o animal não tem que entrar na sua rotina, mas sim você que tem que mudar a sua rotina por ele, para que haja harmonia no convívio’’, diz o diretor.

O diretor do abrigo afirma que muitos indivíduos mudam totalmente a cabeça depois da adoção, já que os bichinhos se tornam seus melhores amigos inseparáveis. "Você pode sair dez minutos, porém quando volta para casa é uma alegria imensa que o pet transmite para você’’.

Cautela e reflexão

O processo de adoção é fácil, mas passa por algumas etapas. Antes de tudo, quem pensa em adotar deve se perguntar se tem condições financeiras e tempo para cuidar de um animal. Essas questões são respondidas em formulários antes da adoção. Depois de escolher o pet na visita, o futuro tutor assina um termo se responsabilizando pela vida do animal. Só então, o bichinho pode ser levado para casa.

Para Wellington, que recebe diariamente candidatos à adoção, muitas pessoas vão pela emoção e pela fofura e se esquecem dos problemas que um cachorro pode trazer, como arranhar, cavar, morder e sujar. “Depois enjoam e querem devolver o animal. Isso é muito ruim, tanto para aquela pessoa que quer dar um lar para o animal, quanto para o bichinho. Ele tinha tudo, tinha uma família, todo aquele conforto é tirado”, lamenta.

Foi durante uma visita ao Flora e Fauna que Marcelo Mendes, 28, assistiu uma devolução de uma cachorro. Uma família não quis mais o animal alegando falta de espaço em casa. Marcelo chegou sem a intenção de adotar e acabou voltando com a Mave. "A cena cortou o meu coração na hora, quase chorei, as pessoas adotam animais por serem filhotes e pequenos, mas depois acham que não vale a pena cuidar depois que crescem’’, lamenta.

O design de Águas Claras explica que desde o primeiro momento se apaixonou por Mave. A forma que se conectaram foi algo decisivo para levá-la para casa. "É uma situação muito complicada, só nesse abrigo (Flora e Fauna) que peguei a Mave havia mais de 900 animais, e bem poucos voluntários que disponibilizam seu tempo para ajudar. Queria chamar a atenção para a adoção de animais adultos, em virtude de estarem abandonados não só pelos tutores, mas pela sociedade’’, alerta.

Cuidados

Ao assumir a responsabilidade por um pet, é preciso estar ciente dos cuidados necessários para o bem-estar do novo membro da família. Na lista estão incluídas as vacinas, visitas ao veterinário, atenção aos sinais do animal, alimentação adequada e higienização passam a fazer parte da rotina do tutor. “Um pet adotado é responsabilidade para toda vida, e não para tratar como se fosse descartável ou uma pelúcia”, alerta Lucimar Aparecida, idealizadora do Projeto Acalanto.

Além de resgatar animais abandonados, os voluntários da OnG também recebem — em suas próprias casas, uma vez que o projeto não tem sede fixa — pets de pessoas que não tem mais condições de cuidar. De acordo com Lucimar, assim que um é adotado abre espaço para que outro seja resgatado. “É rotativo, e assim vamos seguindo dia após dia”, explica.

A cadelinha Luna foi adotada durante um voluntariado no Flora e Fauna. Luisa estava com ela nos braços e pediu ao pai Tamar, 46, que a levasse para casa. A princípio, a mãe não queria, mas... ”vendo aquele ser tão frágil e vulnerável, resgatado em um lixão, me fez esquecer os planos e trazê-la conosco’’, comenta.

A cadela chegou para fazer companhia para o sossegado Jota. O shih-tzu é tranquilo, enquanto Luna, brincalhona e cheia de energia. O temperamento dos animais fez a servidora pública entender que cada cão tem suas singularidades, comportamentos e necessidades próprias. “Ter um pet é se dar a oportunidade de descobrir um amor que somente os bichinhos são capazes de nos ensinar. É preciso sempre olhá-los com uma atenção especial, para entendermos o que querem e o que precisam”.

*Estagiários sob a supervisão de Márcia Machado

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação