Saúde

Varíola dos macacos: seis jovens receberam diagnóstico positivo no DF

Nesta quinta-feira (27/10), seis pacientes que têm entre 11 e 19 anos, foram diagnosticados com a varíola dos macacos no DF

Rafaela Martins
postado em 27/10/2022 18:20 / atualizado em 27/10/2022 18:20
 (crédito: Nikos Pekiaridis/NurPhoto/Ag. Brasil)
(crédito: Nikos Pekiaridis/NurPhoto/Ag. Brasil)

Apesar da maior parte dos casos da varíola dos macacos acometerem cidadãos que estão na faixa etária de 20 a 39 anos, os jovens não têm escapado da transmissão comunitária. De acordo com a Secretaria de Saúde (SES-DF), seis diagnósticos foram confirmados em pessoas entre 11 a 19 anos, até esta quinta-feira (27/10).

A última atualização da pasta responsável também confirma que outros 6 casos positivos foram notificados hoje, totalizando 296 pacientes infectados desde o início do monitoramento — em 8 de julho. Desse total, 284 são do sexo masculino e 12 do sexo feminino.

Na capital federal, 258 casos permanecem sob investigação, e outros 698 foram descartados após análise laboratorial. Em relação ao monitoramento realizado nas Regiões Administrativas do DF, o Correio elencou as cinco cidades mais afetadas: Plano Piloto, (58), Águas Claras (35), Samambaia (25), Ceilândia (20) e Guará (20).

Contágio

Qualquer pessoa que apresente lesões de pele como manchas ou bolhas d'água, com ou sem pus, pode procurar atendimento médico no Distrito Federal, em unidades públicas.

A varíola dos macacos é uma doença transmitida por superfícies contaminadas, por contato direto com lesões de pacientes, com fluidos corporais ou gotículas respiratórias, bem como por proximidade, sem uso de máscara, de indivíduos infectados, ainda que não apresentem feridas na pele.

Principais sintomas

  • Dor de cabeça;
  • Dor nas costas;
  • Fraqueza intensa;
  • Febre acima de 38,5°C;
  • Dores musculares e no corpo;
  • Linfonodos inchados (caroços na pele);
  • Lesões de pele, que também podem afetar genitais e reto.

 

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação