Eleições 2022

DF é a unidade da Federação em que Lula mais cresceu no 2º turno

O presidente eleito também recebeu mais votos em 22 estados, além de ter se tornado o presidente com maior número de votos na história da democracia brasileira

Camilla Germano
postado em 31/10/2022 18:25 / atualizado em 31/10/2022 18:27
 (crédito: CARL DE SOUZA / AFP)
(crédito: CARL DE SOUZA / AFP)

Com 100% das urnas apuradas ainda no domingo (30/10), Luiz Inácio Lula da Silva (PT) está eleito o próximo presidente do Brasil. O petista se tornou o que teve mais votos na história do Brasil e, entre o primeiro e segundo turno, apresentou crescimento de votos em 22 estados e no Distrito Federal. 

O DF teve dados ainda mais expressivos e foi a região em que Lula apresentou maior crescimento no número de votos. Mesmo perdendo para Jair Bolsonaro (PL), o petista obteve 649.534 votos no primeiro turno e alcançou 729.295 votos no segundo — um crescimento de 12,27%. Bolsonaro teve 910.397 votos no primeiro e 1.041.331 no segundo turno. 

O estado em que Lula apresentou o menor crescimento foi no Acre em que recebeu 7.456 votos a menos do que no primeiro turno. No primeiro domingo de outubro, o petista tinha recebido 129.022 votos e no segundo turno recebeu 121.566.

Veja a tabela completa do número de votos do presidente eleito em ambos os turnos:

 

Outro dado interessante para ser observado é que Lula venceu em 13 estados brasileiros no segundo turno. Entretanto, no primeiro, havia vencido em 14, tendo perdido no Amapá no segundo. Já Bolsonaro, venceu em 13 estados e no Distrito Federal no segundo turno, mesmos locais que tinha vencido no primeiro. 

Veja em quais estados Lula venceu e quais estados deram vitória para Bolsonaro no 2º turno:

Para ter acesso a esses e outros dados detalhados sobre as eleições em segundo turno acesse o site do TSE.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação