Cotidiano

Mudança que deu certo, quadras comerciais segmentadas atraem consumidores

Endereços especializados mudam projeto de quadras comerciais do Plano Piloto e agradam consumidores

Luciana Duarte*Torgan Magalhães*
postado em 01/11/2022 06:00
 (crédito: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)
(crédito: Fotos: Minervino Júnior/CB/D.A.Press)

Entre as peculiaridades do projeto de Lúcio Costa para o Plano Piloto de Brasília estava a ideia de que cada entrequadra deveria contar com um comércio local, que satisfizesse as necessidades corriqueiras daqueles moradores. Entretanto, a apropriação da cidade impôs suas próprias necessidades, algumas de ordem econômica, que acabaram transformando alguns endereços e verdadeiras quadras comerciais especializadas, como as conhecidas ruas das Farmácias, da Informática e das Elétricas.

  • 25/10/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Rua das Elétricas na 109 Sul. Sandra Barbato. Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • 25/10/2022. Crédito: Minervino Júnior/CB/D.A Press. Brasil. Brasilia - DF. Rua das Elétricas na 109 Sul. Satir Lara. Minervino Júnior/CB/D.A.Press
  • Margarete Magalhães faz questão de ir a Rua das Farmácias na Asa Sul Minervino Júnior/CB/D.A.Press

Segundo a professora Maria Fernanda Derntl, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília, a lógica das quadras comerciais era baseada no fomento à cooperação e à convivência entre grupos sociais. "Deveria ser um comércio diversificado para que os moradores pudessem ir a pé", explica. Com o tempo, os locais que reúnem estabelecimentos concorrentes do mesmo segmento foram incorporados pela vizinhança e acabaram cativando os consumidores de diferentes regiões de Brasília que conseguiam concentrar a pesquisa de preços em um mesmo lugar.

A conhecida Rua das Farmácias, localizada na 102 Sul, acabou passando pelo processo de mudança de perfil graças à proximidade do Hospital de Base e do Hospital Sarah Kubitschek. A ideia de reunir vendedores de fármacos não foi exatamente um movimento orquestrado, mas a identificação de potencial de serviço para região que foi atraindo os comerciantes a partir da década de 1980. A versão é corroborada pelo fundador da Farmacotécnica, Rogério Tokarski, 73 anos. Ele conta que o estabelecimento chegou ao endereço em 1989 e que a concorrência nunca atrapalhou o negócio, ao contrário, acabavam servindo de chamariz para a clientela. "As empresas ao redor sempre indicam a nossa farmácia para manipulação, praticando a política da boa vizinhança", garante.

A RD-Drogasil, inaugurada em 2008, teve como primeiro endereço na capital federal justamente a Rua das Farmácias. De lá para cá, em meio a um plano de expansão da rede, já são 82 filiais em Brasília. A diretora regional Vivian Vizzccaro Novaretti afirma que, apesar da capilaridade, a busca da empresa é por destaque entre as concorrentes. "Nossas farmácias são um lugar de cuidado com a saúde integral", destaca.

A professora aposentada, Margarete Magalhães, 57 anos, costuma examinar os valores dos medicamentos on-line, mas não abre mão de uma conferida presencial dos produtos na Rua das Farmácias. Com uma diversidade maior de lojas à disposição, Margarete conta que os valores na entrequadra são mais vantajosos do que onde a ex-professora mora, em Taguatinga.

Com grande variedade de remédios, ela diz que encontra com facilidade o que precisa. "Encontrei o medicamento da minha mãe em uma farmácia que eu nem dava muita bola, mas foi o único lugar em que achei. Eles conseguiram trazer pra mim de uma outra unidade. Valeu a pena", diz a professora aposentada.

Convivência harmônica

No comércio local 109/110 da Asa Sul está localizada outra quadra especializada, a Rua das Elétricas. Lá, consumidores podem encontrar desde materiais básicos, como fios e lâmpadas, até projetos de iluminação. A arquiteta Sandra Barbato, 62 anos, iniciou a vida profissional na TC iluminação, loja pertence à família fundada há 40 anos. Para Sandra, apesar da concorrência, o clima entre os lojistas é muito amistoso. "Estamos acostumados. Um troca com outro. Se está faltando uma lâmpada para um cliente, a gente vai na loja ao lado e pega. A estratégia para nos destacarmos foi a especialização em projetos de iluminação", explica a arquiteta.

A proximidade entre as lojas é benéfica tanto para os vendedores, quanto para os clientes. O professor de educação física Satir Lara Júnior, 47, aproveita a ida ao endereço para comparar os preços. "Aqui você pesquisa com a vantagem. Por exemplo, aqui se você tiver que comprar, tem várias lojas. Estou, por exemplo, fazendo uma pesquisa em todas, antes de decidir" conta Satir.

Na década de 1990, a CLN 207/208 também passou pela transição e começou a receber as primeiras lojas de informática. Hilton Dutra, 62 anos, proprietário da Dutra Informática, inaugurou a loja em dezembro de 1999 e, desde então, segue firme no local. Ele lembra que foi atraído para o endereço porque já havia outras lojas do mesmo ramo. Assim, a clientela era garantida. "A concorrência é a melhor coisa do mundo. Porque se eu e meu vizinhos vendemos os mesmos produtos, quem vai comprar pode escolher", afirma.

Outra forma de se destacar da concorrência foi a estratégia adotada por Severino Luiz da Silva, 61 anos, especialista em recuperação de dados. A loja existe em outros dois locais da cidade e, apesar de prestar serviços ligados à informática, os outros lojistas também são clientes, "prestamos um serviço muito especializado, por isso não temos concorrência", enfatiza o perito.

O professor Luiz Alberto Lima, 41 anos, é um frequentador da Rua da Informática. Em sua última visita, buscava uma peça de reparo para a impressora da escola, já que não encontrou on-line. "Comprar pela internet não vale a pena, tem essa questão de transporte, leva tempo fazer a entrega. Então, prefiro vir em ruas como essa que são específicas para uma determinada área do comércio, porque aí a livre concorrência faz com que você possa pesquisar, encontrar algo com um preço mais acessível", justifica Luiz Alberto.

 

Cobertura do Correio Braziliense


Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação