Saúde

DF registra 7 novos casos de varíola dos macacos e soma 303 infectados

Os dados são do boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (4/11)

Correio Braziliense
postado em 04/11/2022 10:45 / atualizado em 04/11/2022 10:56
 (crédito: Nikos Pekiaridis/NurPhoto/Ag. Brasil)
(crédito: Nikos Pekiaridis/NurPhoto/Ag. Brasil)

Após uma semana sem registro de novos casos da varíola dos macacos, o novo boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Saúde nesta quinta-feira (3/11) confirmou sete novos casos, somando 303 pessoas infectadas pelo vírus no Distrito Federal. Destes, 287 foram confirmados laboratorialmente e 16 são casos prováveis. Do total de pessoas infectadas pela doença, 290 são do sexo masculino e 13 do sexo feminino.

Segundo o boletim, as pessoas afetadas pela varíola dos macacos têm entre 20 e 39 anos, com um total de  238 casos nessa faixa de idade. No entanto, a faixa etária dos habitantes do DF infectados vai de 11 a 80 anos. Até o momento, nenhuma morte pela doença foi registrada na capital do país. Ainda conforme o documento, o DF tem 272 casos suspeitos e 703 foram descartados laboratorialmente.

As regiões do DF que registraram um maior número de casos da varíola dos macacos são: Plano Piloto, (59), Águas Claras (35), Samambaia (25), Ceilândia (21) e Guará (20). A secretaria monitora a transmissão da doença desde o dia 8 de julho deste ano, quando foi confirmado o primeiro diagnóstico positivo. Os boletins são divulgados, em média, a cada três dias.

O que é a doença?

A varíola dos macacos é uma infecção viral transmitida por contato pessoal próximo, por meio de gotículas ao falar, tossir ou espirrar e também por contato sexual. A Secretaria de Saúde orienta a população a procurar uma unidade da rede pública de saúde do DF para testagem. Serão coletadas amostras das lesões e também de sangue, que serão enviadas para processamento e diagnóstico no Laboratório Central do DF (Lacen).

Sintomas da varíola dos macacos:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Dor na garganta;
  • Fraqueza;
  • Arrepios;
  • Bolhas na pele;
  • Dor muscular e dor lombar;
  • Gânglios linfáticos inchados.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação