Redução de crimes

Índices de crimes violentos são os menores em 23 anos, assegura secretário

Delitos como homicídio, latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte estão diminuindo e os bons números são resultado da atuação profissional e conjunta das forças de segurança do DF e do uso de tecnologia e inteligência policial

Luciana Duarte*
postado em 04/11/2022 16:35 / atualizado em 04/11/2022 16:36
 (crédito: Mariana Lins /CB/D.A Press)
(crédito: Mariana Lins /CB/D.A Press)

O delegado da Polícia Federal e secretário de Segurança Pública do DF, Júlio Danilo, afirmou hoje (4/11) do CB.Poder — programa do Correio em parceria com a TV Brasília — que os índices de crimes violentos são os menores em 23 anos. À apresentadora Ana Maria Campos, o secretário atribuiu os bons resultados ao trabalho conjunto das instituições da Segurança Pública e à utilização de tecnologia e inteligência policial.

Júlio Danillo explicou que o DF é o local com maior índice de resolução de casos de homicídio, chegando a 80%, o que desestimula a criminalidade. Salientou, também, que a redução da criminalidade vem ocorrendo ano a ano, desde o início do governo atual. “Quando a gente compara os primeiros 10 meses do ano passado com esse ano, a gente vê, por exemplo, crimes violentos letais intencionais, a gente vai ter o menor número dos últimos 23 anos“, destacou. Nesta categoria de delito estão o homicídio, latrocínio, feminicídio e lesão corporal seguida de morte

O secretário falou sobre a recomposição dos quadros da segurança pública no DF e afirmou que o problema teve origem no longo período sem concursos, anterior ao governo de Ibaneis. Afirmou, entretanto, que já há mais de 330 policiais em formação e perspectiva de contratações para 2023. Segundo ele, no primeiro semestre do próximo ano, 300 escrivães e de 600 agentes de polícia civil já deverão estar em formação, “mas já temos um concurso aprovado, também, para novos policiais, novos bombeiros e policiais civis”, assegurou.

Também em relação aos servidores da segurança pública, o secretário afirmou que há previsão orçamentária para concessão de aumento na ordem de 18%. Segundo informou Júlio Danilo, a majoração salarial foi planejada de forma “muito responsável”, prevendo a ampliação do fundo constitucional do DF.

Perguntado sobre a atuação dos policiais militares, eleitores do atual presidente da República, nas manifestações pró-governo, o secretário destacou o profissionalismo da atuação PMDF, independente das crenças e escolhas individuais. “Confio muito nas forças de segurança do DF. Nós não tivemos, durante esse período todo, problemas [...] nós não temos registros de desvios nesse sentido, de prevaricação”, enfatizou.

*Estagiária sob a supervisão de Márcia Machado

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação