Mobilidade

Após testes, corredor exclusivo da Epia será desativado nesta quarta-feira (9/11)

De acordo com a Semob e o DER-DF, a faixa reservada para veículos de transporte público vai ser interrompida para que sejam feitos novos ajustes no local

Correio Braziliense
postado em 08/11/2022 21:24 / atualizado em 08/11/2022 21:26
 (crédito: DER)
(crédito: DER)

A faixa exclusiva destinada ao transporte público coletivo na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) será desativada terá nesta quarta-feira (08/11). O corredor tem uma extensão de 7,6 km e vai do entroncamento com a Estrada Parque Dom Bosco (DF-025) com a Estrada Parque Taguatinga (DF-085). De acordo com a Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) a pista vai ser desativada para que sejam feitos novos ajustes no local.

A faixa foi liberada para utilização exclusiva dos veículos de transporte coletivo no dia 24 de outubro deste ano. Segundo a Semob e o DER-DF, o objetivo do projeto é reduzir o tempo dos engarrafamentos em pelo menos 20 minutos nas aproximadamente 5,6 mil viagens por dia, com 265 linhas de ônibus que trafegam no local. Por esse trecho passam ônibus que atendem 17 cidades do Distrito Federal, como Candangolândia, Riacho Fundo, Samambaia, Gama, Santa Maria, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas, Riacho Fundo, Park Way, Sia e Plano Piloto.

Nos horários de pico, ou seja, de maior movimentação de veículos, a faixa da direita foi reservada preferencialmente para os ônibus, táxis e vans, e os demais veículos trafegavam nas faixas do centro e da esquerda da via. Fora do horário de pico, o trânsito funcionava em seu fluxo normal.

Segundo a Semob e o DER-DF, trata-se de uma operação experimental para verificar a possibilidade de adoção de acesso para ônibus nos dois sentidos da via. O período de teste foi adotado justamente para que fosse possível verificar a viabilidade da adoção do corredor exclusivo, nos dois sentidos da via.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação