Mobilidade

Ministério Público e Semob discutem transporte coletivo do DF e Entorno

Entre os temas debatidos está a unificação do valor das tarifas e a junção de transportes semiurbanos do Distrito Federal e de Goiás

Correio Braziliense
postado em 10/10/2022 17:35 / atualizado em 10/10/2022 17:35
 (crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)
(crédito: Minervino Junior/CB/D.A Press)

Representantes do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) e da Secretaria de Transporte e Mobilidade do DF (Semob-DF) se reuniram para discutir a gestão do transporte público coletivo no Entorno. Entre os temas debatidos está a junção de transportes semiurbanos do DF e de Goiás e a unificação do valor das tarifas das regiões.

Uma das propostas apresentadas foi um convênio, já existente, que transferiu a gestão do transporte rodoviário interestadual semiurbano com municípios da Região Integrada de Desenvolvimento Econômico (Ride) para o Distrito Federal.

É articulada com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) a consolidação desse convênio. Com isso, é possível que ocorra a integração tarifária entre os sistemas do DF e do Entorno, desde que haja autorização legislativa, de acordo com Valter Casimiro Silveira, secretário da Semob. Outro tema também debatido na reunião foi a prorrogação dos contratos vigentes com as empresas de transporte público.

Representantes da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social (Prodep) mostraram preocupação com a possibilidade de prorrogação, tendo em vista que os contratos atuais terminam em dezembro.

De acordo com o titular da Semob, também é discutida a criação de uma região metropolitana que uniria DF e municípios de Goiás. Para isso, está sendo feito o mapeamento do sistema e análise do plano de outorgas.

Ainda não há previsão de nova reunião para debater o tema.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação