Protestos

Mais de 100 caminhões bolsonaristas chegam ao DF para acompanhar manifestações

Cerca de 100 caminhoneiros e apoiadores do presidente Jair Bolsonaro chegaram ao Distrito Federal na tarde desta quarta-feira (9/11). Manifestantes aguardam para entrar no QG

Rafaela Martins
Francisco Artur
Cassia Santos
postado em 09/11/2022 18:07 / atualizado em 09/11/2022 20:20
Manifestação de bolsonarista em frente ao QG do Exército -  (crédito: Francisco Artur/CB/D.A. Press)
Manifestação de bolsonarista em frente ao QG do Exército - (crédito: Francisco Artur/CB/D.A. Press)

Na expectativa para que o Ministério da Defesa aponte fraude nas urnas eletrônicas em relatório que deve ser publicado nesta quarta-feira (9/11), cerca de 100 caminhões vindos do Mato Grosso desembarcaram no Distrito Federal com apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), na tarde desta quarta. Acampados há 9 dias no Quartel General do Exército, localizado no Setor Militar Urbano, manifestantes pró-Bolsonaro pedem por intervenção militar após a vitória nas urnas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 30 de outubro.

Com a chegada de novos manifestantes, a Polícia Militar do DF (PMDF) escoltou o grupo até o SMU, para reduzir o impacto no trânsito e na mobilidade urbana. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF), os caminhoneiros não poderão transitar livremente pelas ruas do DF.

O Correio foi até o local para acompanhar a chegada dos bolsonaristas, que seguem tentando negociar com o Exército Brasileiro a entrada dos veículos (alguns motoristas proferiram palavrões e impossibilitaram a produção de entrevistas). No momento, os caminhões estão encostados na altura do SAAN, aguardando autorização para estacionar no QG. A Polícia do Exército segue bloqueando as entradas com cones.

Além dos caminhoneiros, cerca de 20 carros também chegaram ao Distrito Federal. No local estão presentes as seguintes forças de segurança: Polícia Militar, Secretaria de segurança, DER, Guarda presidencial e Polícia do Exército.

No local, os manifestantes se mostraram confiantes na ideia de que o relatório do Ministério da Defesa será capaz de cancelar o resultado da eleição. “Temos de fazer outra eleição”, defendeu Hudson Marcos Soares. O servidor público também disse que, durante a campanha eleitoral, houve censura do TSE. “Censura na imprensa e na campanha de Bolsonaro”, relatou.

Relatório da Defesa

O documento aguardado pelos caminhoneiros trata-se de relatório sobre a credibilidade das eleições que órgão pretende anunciar nesta quarta (9/11). O candidato à reeleição derrotado Jair Bolsonaro (PL) sugere a hipótese de que houve fraude no pleito que elegeu Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e organismos internacionais, porém, atestam que as urnas são confiáveis e auditáveis.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação