Cultura

Concurso estimula o talento musical entre trabalhadores do DF

Festival Sesi Música 2022 – Vozes da Indústria seleciona, entre industriários, dependentes e estudantes, os finalistas de competição que premia intérpretes e compositores brasilienses da comunidade

Correio Braziliense
postado em 21/11/2022 00:38 / atualizado em 21/11/2022 00:38
 (crédito:  Bruno Frauzino/ Sesi-DF)
(crédito: Bruno Frauzino/ Sesi-DF)

Depois de duas noites de apresentações, os finalistas do Festival Sesi Música 2022 – Vozes da Indústria estão selecionados. Os nomes foram anunciados neste sábado (19/11). Os 15 competidores que avançaram de etapa se apresentarão novamente na grande final, no próximo sábado (26/11), no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga Norte. O objetivo é promover a cultura entre trabalhadores e empresários do setor industrial e seus dependentes, valorizando, fomentando e difundindo a produção musical do País.

Dos finalistas, 10 concorrerão na categoria voltada à interpretação de músicas que já foram gravadas por outros artistas e 5, com composições inéditas. No concurso, são aceitas músicas brasileiras, cantadas e de qualquer época ou estilo.

As semifinais foram divididas em dois grupos e ocorreram nesta sexta-feira (18/11) e sábado (19/11), no Sesi Saúde Central Park, em evento aberto ao público. Os quesitos avaliados pelos jurados nas semifinais foram os mesmos que serão verificados nas finais, mas cada categoria tem pontos específicos que são avaliados.

Nos dias 18 e 19 de novembro de 2022, os participantes do Festival Sesi Música - Vozes da Indústria 2022 disputaram as semifinais que selecionaram os 15 finalistas que disputarão a final do festival no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga Norte, no dia 26 de novembro.
Nos dias 18 e 19 de novembro de 2022, os participantes do Festival Sesi Música - Vozes da Indústria 2022 disputaram as semifinais que selecionaram os 15 finalistas que disputarão a final do festival no Centro Cultural Sesi, em Taguatinga Norte, no dia 26 de novembro. (foto: Bruno Frauzino/ Sesi-DF)

Na modalidade de interpretação, a comissão avalia os semifinalistas pela afinação, dicção, interpretação e ritmo. Na modalidade de composição (letra e música), os quesitos são harmonia, interpretação, letra (poesia), ritmo e melodia. "Além dos quesitos técnicos, para ser um grande artista, é preciso coragem para subir no palco e defender a própria arte, mostrar a que veio”, avalia o presidente do corpo técnico de jurados Murilo Rezende, que é professor, doutor em educação e mestre em música. “O que vimos no palco do festival é uma mostra de muitos talentos de diferentes estilos e faixas etárias. Cada um com sua particularidade e voz marcante”, completa.

O festival

Sesi Música Vozes da Indústria
Sesi Música Vozes da Indústria (foto: Bruno Frauzino/Sesi-DF)

Promovido pelo Serviço Social da Indústria do Distrito Federal (Sesi-DF), o Sesi Música ocorreu pela primeira vez em 2008. O concurso foi realizado também em 2009, 2010, 2011, 2014 e, após um intervalo, 2021. 

Este ano, foram 37 inscritos. Desses, 30 passaram para a semifinal. Em 15 de novembro, os competidores puderam ensaiar com a banda e foram orientados sobre arranjo de música e presença de palco. Tiveram ainda dicas da coach vocal Larissa Vitorino sobre utilização do microfone e empostação e colocação da voz. A cantora (ex-participante do "The Voice Brasil")também se apresentou na semifinal, com a banda Lavi.

Este ano, o festival premiará o primeiro colocado de cada categoria com um pacote turístico para João Pessoa (PB), com direito a um acompanhante. Para os que ficarem em segundo lugar, o prêmio será um tablet. Os terceiros colocados levarão um teclado musical cada um.

Todos os classificados para a semifinal receberam certificado de participação.

*Com informações do Sesi-DF

Newsletter

Assine a newsletter do Correio Braziliense. E fique bem informado sobre as principais notícias do dia, no começo da manhã. Clique aqui.

Cobertura do Correio Braziliense

Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!

Notícias pelo celular

Receba direto no celular as notícias mais recentes publicadas pelo Correio Braziliense. É de graça. Clique aqui e participe da comunidade do Correio, uma das inovações lançadas pelo WhatsApp.


Dê a sua opinião

O Correio tem um espaço na edição impressa para publicar a opinião dos leitores. As mensagens devem ter, no máximo, 10 linhas e incluir nome, endereço e telefone para o e-mail sredat.df@dabr.com.br.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação